
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino tem por objetivo capacitar profissionais da educação quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, de maneira multidisciplinar, com a finalidade de contribuir para qualidade da educação brasileira.
Público-alvo: O curso é voltado para os profissionais, que atuam na educação, preferencialmente licenciados nas áreas do conhecimento: linguagens e seus códigos, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e ciências humanas.
Coordenação do Curso: Ralph dos Santos Mansur
Vice-coordenação:
E-mail da coordenação: tdae.cac@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação:
E-mail da secretaria do curso:
Local: Campus Arraial do Cabo - Rua José Pinto de Macedo, s/nº. – Prainha – CEP: 28930-000 – Arraial do Cabo/ RJ.
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (22) 2622-9208
Modalidade: Híbrida (presencial com parte da carga horária a distância), ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas.
Horário do Curso: aula presencial das 18 às 22 e parte da carga horária no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
Carga Horária do Curso: 360 horas
Portaria de Regulamentação do Curso:
Versões anteriores
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
O curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (TDAE) possui duas linhas de pesquisas, a saber:
LINHA DE PESQUISA 1 - Aplicação das tecnologias digitais no ensino Esta linha trabalha com o uso de ferramentas computacionais aplicadas nos processos didático-pedagógicos do ensino: Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TDIC; Integração do currículo pelas TDIC; Informática na escola e na sala de aula; Experiências com dispositivos móveis na escola; Games como prática educacional; Robótica no ensino; Programação de computadores na construção do conhecimento; Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares; Projetos colaborativos com suporte das tecnologias; Experiências com redes sociais; Recursos da web; Comunidades virtuais de aprendizagem; Ambientes virtuais de aprendizagem na construção do conhecimento autônomo e colaborativo, produção de material didático. |
||
Projetos Associados:
|
1 - Uso pedagógico das TDIC na sala de aula: práticas inovadoras Este projeto tem por objetivo investigar a apropriação e o uso das TDIC na sala de aula como recursos inovadores para a aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento. Professores Associados:
|
|
2 - Novos instrumentos no ensino: Tendências e desafios Este projeto tem por objetivos aplicar e construir aplicativos móveis, websites, ambientes on-line de aprendizagem, jogos educacionais ou qualquer material didático digital para as áreas dos conhecimentos: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, códigos e suas tecnologias. Professores Associados:
|
||
LINHA DE PESQUISA 2 - Formação docente para o uso das tecnologias digitais Esta linha trabalha perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TDIC: Novos cenários de formação para a educação digital; Experiências com o uso das TDIC; Novas abordagens na formação docente; Web 2.0, Redes sociais e comunidades online na formação docente; Letramento digital e desenvolvimento profissional, tecnologias e plataformas de apoio à formação docente. |
||
Projetos Associados:
|
3 - Desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem com as TDIC Este projeto tem por objetivo planejar e estruturar estratégias de ensino nas diferentes áreas de conhecimento para desenvolver projetos pedagógicos com as TDIC. Professores Associados:
|
|
4 - As TDIC na formação de professores: redefinindo práticas docentes de maneira crítica Este projeto tem por objetivo investigar saberes docentes e modelos didáticos das práticas pedagógicas com o uso das TDIC Professores Associados:
|
Disciplina |
Presencial / Distância /Cred |
Professor
|
Mídias digitais de comunicação na educação |
12h - 18h - 2C |
Armando Martins de Souza Marcelo Simas Mattos |
Metodologia da pesquisa |
12h - 18h - 2C |
Carmen Elena das Chagas Bruno Cavalcanti Lima |
Teorias da aprendizagem no contexto digital |
12h - 18h - 2C |
Margarete Pereira Friedrich |
Leitura de textos e pesquisa acadêmica em língua estrangeira |
12h - 18h - 2C |
Maria Aparecida G. Ferreira Cintia Paula Santos da silva |
Ambientes on-line de ensino |
12h - 18h - 2C |
Risiberg Ferreira Teixeira Álvaro Gonçalves de Barros |
Robótica educacional |
12h - 18h - 2C |
Wenderson Buenos Aires Rafael de Oliveira Costa |
Tecnologias digitais na formação docente |
12h - 18h - 2C |
Maria Aparecida G. Ferreira Júlio César Gallio da Silva |
Jogos eletrônicos |
12h - 18h - 2C |
Carlos Roberto Oliveira Junior Fabio Contrera Xavier |
Educação e tecnologias |
12h - 18h - 2C |
Álvaro Gonçalves de Barros Anderson Alves de Albuquerque Carlos Roberto Oliveira Junior |
Pensamento Computacional |
12h - 18h - 2C |
Marcos Antônio Guerine Ribeiro Carlos Augusto Fernandes Filho |
Elaboração de projeto |
12h - 18h - 2C |
Coordenador e Vice-coordenador |
Práticas de ensino e tecnologias digitais |
12h - 18h - 2C |
Eros Izidoro Amaral Fabio Contrera Xavier Júlio Cesar Gallio da Silva Evelyn Morgan |
Trabalho de conclusão de curso I |
|
Professores do colegiado |
Carga horária total |
144h – 216h –24C |
|
|
1. Álvaro Gonçalves Barros Mestrado em Ciências da Educação (Universidade Americana, Paraguai) |
|
2. Anderson A. de Albuquerque Mestrado em Informática (UFRJ) |
|
3. Armando Martins de Souza Mestrado em Sistemas de Informação (UFRJ) |
|
4. Bruno Cavalcanti Lima Doutorado Letras (UFRJ) |
|
5. Carlos Augusto Fernandes Filho Mestrado em Computação (UFF) |
|
6. Carlos Roberto de Oliveira Junior Doutorado em Informática (UNIRIO) |
|
7. Cintia Paula Santos da Silva Doutorado em Letras (UERJ) |
|
8. David Barreto de Aguiar Doutorado em Engenharia Ambiental (UERJ) |
|
9. Eros Izidoro Amaral Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente (FIOCRUZ) |
|
10. Evelyn Morgan Monteiro Doutorado em História, Política e Bens Culturais (FGV) |
|
11. Fábio Contrera Xavier Doutorado em Biotecnologia Marinha (IEAPM) |
|
12. Marcelo Simas Mattos Mestrado profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais (UFF) |
|
13. Marcos Antonio Guerine Ribeiro Doutorado em Computação (UFF) |
|
14. Margarete Pereira Friedrich Doutorado em Química Biológica (UFRJ) |
|
15. Maria Aparecida Gomes Ferreira Doutorado Interdisciplinar Lingüística Aplicada (UFRJ) |
|
16. Rafael de Oliveira Costa Mestrado em Informática |
|
17. Risiberg Ferreira Teixeira Doutorando em Ensino de Ciências (IFRJ) |
|
18. Wenderson Buenos Aires Mestrado em Educação Agrícola (UFRRJ) |
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao