Logo IFRJ

Tecnologias Educacionais e Educação a Distância - Campus Nilópolis (A distância)

Informações Gerais: 

O curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, na modalidade a distância, tem como objetivo geral capacitar  os profissionais da educação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da prática pedagógica escolar, considerando as demandas de uma proposta inclusiva de educação, desenvolvendo competências fundamentais para a concepção, projeto, avaliação e análise de ambientes educativos on-line, práticas educacionais que incluam o uso das redes sociais, gamificação, ferramentas digitais e materiais didáticos digitais com conteúdos hipermídia.

Público-alvo: As vagas são destinadas aos profissionais (professores ou técnicos) em exercício ou que pretendam atuar em instituições de ensino públicas e/ou privadas. O candidato deve ser portador de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia).

Coordenação: Prof. Dr. Rafael Pereira Baptista

Vice-coordenação: Prof. Me. Marcus Vinicius Gomes Lopes,

E-mail da coordenação do curso:

Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares

E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br

Local: IFRJ – Campus Nilópolis - Campus Nilópolis, localizado na Rua Coronel Delio Menezes Porto, nº 1045, Centro, Nilópolis, CEP:26530-060. 

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817

Modalidade de oferta:  Educação a distância (on-line), por meio do Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem (AVEA) Institucional

Carga Horária do Curso: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução ConSup nº 89/2022 - Aprova, ad referendum, o projeto pedagógico de curso (PPC) em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância - campus Nilópolis

Processo Seletivo: 

O curso possui ingresso anual, com abertura de, no máximo, 30 (trinta) vagas, e o processo de admissão ao curso de pós-graduação lato sensu na modalidade educação a distância será definido por edital de seleção elaborado pelo órgão competente da instituição, a partir de diretrizes emanadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPPI) e da coordenação do curso. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
 

Linhas de Projetos: 

 

Linha de pesquisa 1: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Esta linha de pesquisa orienta-se para a apreciação e/ou o desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais. Envolve tecnologias que propiciam a utilização de redes computacionais, bem como propostas reflexivas sobre recursos e atividades que estão integradas ao ensino presencial, à modalidade a distância e ao ensino híbrido. O uso de ferramentas computacionais abertas livres será incentivado na presente linha, que possui foco na aplicabilidade e na praticidade das tecnologias educacionais em rede a serem desenvolvidas.

 

Projetos de pesquisa associados:

 

  1. Aprendizagem Mediada por Tecnologias Digitais

Este projeto tem como objetivo investigar o desenvolvimento e a utilização de tecnologias educacionais, estratégias, ferramentas e aplicações para o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos diversos espaços educativos. Desse modo, fundamenta-se na ideia de possibilitar o envolvimento do aprendiz, com base no seu potencial criativo, diante do protagonismo e da construção do conhecimento inovador em ambientes tecnológicos, para a realização de tarefas contextualizadas que proporcionem sentido e significado para seu processo de aprendizagem, a partir de artefatos digitais, tecnologias assistivas, gamificação e jogos na educação, entre outros.

Docentes envolvidos:
Daniel Ribeiro Pires
Érico Travassos Lemos
Marcelo Silva Bastos
Thiago Matos Pinto
Vilmar Gomes da Fonseca 

 

2. Criatividade e Inovação em Processos Educacionais

Pesquisas que visam a conceber, desenvolver e/ou aprimorar o ensino e a aprendizagem com a utilização de processos criativos a partir de demandas das diferentes áreas do conhecimento, tais como a Linguística, a Psicologia Cognitiva, a Inteligência Artificial e a Cibernética, para a geração de soluções inovadoras e factíveis, por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Docentes envolvidos:
Artur Batista Vilar
 Fabiana da Silva Campos Almeida
Patricia Maneschy Duarte da Costa
Thiago Matos Pinto
William Eduardo da Silva

 

Linha de pesquisa 2 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Esta linha de pesquisa se propõe a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem em educação a distância; desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais, incluindo design instrucional ou educacional; interação e comunicação em comunidades de aprendizagem; metodologias, estratégias, avaliação e práticas pedagógicas em educação a distância.

Projetos de pesquisa associados:

3. Docência e aprendizagem para o ensino híbrido e a EaD

Pesquisas relacionadas às temáticas de formação de professores e mediadores pedagógicos, metodologias de aprendizagem, ensino híbrido e educação a distância, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, design instrucional, produção de materiais didáticos digitais para cursos híbridos e a distância, sistemas de recomendação, sistemas sensíveis ao contexto, aprendizagem ubíqua, Recursos Educacionais Abertos (REAs), Massive Open Online Courses (MOOCs) e gamificação em cursos on-line.

Docentes envolvidos:
Artur Batista Vilar
 Marcus Vinícius Gomes Lopes
Patricia Maneschy Duarte da Costa
Rafael Pereira Baptista
Vilmar Gomes da Fonseca
William Eduardo da Silva 

 

4. Plataformas e redes sociais digitais na educação

Pesquisas relacionadas à análise da aderência e da utilização das plataformas e redes sociais como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem em EaD. Avaliar a usabilidade e a influência das redes sociais digitais nas práticas pedagógicas. Estudar modelos e métricas de análise nos ambientes virtuais, a  difusão de informações nas redes, o trabalho colaborativo e os usos das redes sociais como componentes do processo de design instrucional, entre outros.

Docentes envolvidos:
 Érico Travassos Lemos
Marcus Vinícius Gomes Lopes
Rafael Pereira Baptista

 

Disciplinas: 

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

N° DE
CRÉDITOS

PROFESSOR/A

Linguagens, Tecnologias e Educação Digital

30

2

Fabiana da Silva Campos Almeida William Eduardo da Silva

Teorias da Aprendizagem e Processos Científico-pedagógicos

30

2

Patricia Maneschy Duarte da Costa William Eduardo da Silva
Artur Batista Vilar

Educação Aberta: REAs e MOOCs

30

2

Marcus Vinícius Gomes Lopes
Rafael Pereira Baptista

Fundamentos do Design Instrucional e seus Processos

30

2

Daniel Ribeiro Pires
Rafael Pereira Baptista

Docência, Tutoria e Mediação na EaD

30

2

Patricia Maneschy Duarte da Costa Thiago Matos Pinto

Metodologia de Pesquisa e Escrita Acadêmica

30

2

Fabiana da Silva Campos Almeida Artur Batista Vilar
Marcelo Silva Bastos

Total no semestre

180h

12

 

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

N° DE
CRÉDITOS

PROFESSOR/A

Planejamento e Produção de Materiais Didáticos Digitais e Hipermídias

30

2

Daniel Ribeiro Pires e Érico Travassos Lemos

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

30

2

Érico Travassos Lemos e Rafael Pereira Baptista

Gamificação e Jogos Educativos como Objetos de Aprendizagem

30

2

Daniel Ribeiro Pires e Rafael Pereira Baptista

Mobile Learning e Redes Sociais na Educação

30

2

Marcus Vinícius Gomes Lopes e Érico Travassos Lemos

Tópicos em Formação de Professores na Cultura Digital

30

2

Vilmar Gomes da Fonseca e William Eduardo da Silva

Elaboração de Projeto

30

2

Coordenador do curso e corpo docente

Total no semestre

180h

12

 

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

N° DE
CRÉDITOS

PROFESSOR/A

TCC I

Não há

Sem créditos

Orientador/a do aluna/a

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360h TOTAL DE CRÉDITOS: 24

Com o objetivo de evitar a sobrecarga de estudos por parte do aluno, as disciplinas dos semestres serão ofertadas em módulos, com 5 (cinco) semanas letivas e no máximo duas por vez. Após cada módulo haverá uma semana para a realização da Atividade Avaliativa Integrada (AAI) das disciplinas daquele módulo e também para a reposição das Atividades Avaliativas Temáticas (AAT) das disciplinas em oferta. Porém, este planejamento pode ser alterado, no início de cada semestre, em função de ajustes no calendário institucional de pós-graduação sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI).

 

Corpo Docente: 

 

 

1. Artur Batista Vilar
Doutorado em Engenharia Nuclear  (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: artur.vilar@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1997061694877372
 

 

 

2. Daniel Ribeiro Pires
Mestrado em Computação (UFF)
Linha de Atuação: 
Contato: daniel.pires@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1076592211464318
 

 

3. Érico Travassos Lemos
Mestrado em Informática (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: erico.lemos@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0717215304475024
 

 

 

4. Fabiana da Silva Campos Almeida
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: fabiana.almeida@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9677163598277991
 

 

5. Marcelo Silva Bastos
Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: marcelo.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5944698540024831
 

 

 

6. Marcus Vinicius Gomes Lopes
Mestrado em Informática (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8032281509127596
 

 

 

7. Patricia Maneschy Duarte da Costa
Doutorado em Educação. (UERJ)
Linha de Atuação: 
Contato: patricia.costa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6565990928510481
 

 

 

8. Rafael Pereira Baptista
Doutorado em Engenharia Nuclear (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: rafael.baptista@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9675115525889281
 

 

 

9. Thiago Matos Pinto
Doutorado em Ciência da Computação (University of Hertfordshire)
Linha de Atuação: 
Contato: thiago.pinto@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6158538708587557
 

 

 

10. Vilmar Gomes da Fonseca
Doutorado em Educação - Didática da Matemática (Universidade de Lisboa)
Linha de Atuação: 
Contato: vilmar.fonseca@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8441390396182138