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Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (mestrado profissional) - Campus Realengo (presencial)

Informações Gerais / General Information: 

Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PPGCTIS) é um programa de pós-graduação profissional, composto pelo curso de mestrado que tem por objetivo formar profissionais capacitados para a prática profissional, por meio da ampliação dos conhecimentos e habilidades de pesquisa e inovação, que deverão atender às demandas de saúde da população, e assim contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico-tecnológico e cultural do país.

Público-alvo: Pessoas com diploma de graduação reconhecidos pelo MEC.

Coordenação: Professor Felipe José Jandre dos Reis

Vice-coordenação: Profª  Lilian Dias Bernardo

Contato da coordenação: 

Local: R. Prof. Carlos Wenceslau, 343 - Realengo, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21710-240 

Secretaria: Telefone: (21) 3107-6013; e-mail: spg.creal@ifrj.edu.br

Horário do curso: O programa oferecerá disciplinas as sextas-feiras das 8 às 18 horas e, em alguns casos, aos sábados das 8 às 13 horas

Mais informações e atos normativos na Plataforma Sucupira:
 

Processo Seletivo / Selection Process : 

O processo seletivo para ingresso de discentes será regulamentado por edital específico e poderá ocorrer anualmente com a oferta estimada de 15 a 30 vagas por turma de entrada para cada curso. A seleção envolverá etapas tais como prova escrita, prova de suficiência em língua estrangeira, análise de proposta ou projeto de pesquisa, análise de currículo e/ou entrevista.

Linhas e Projetos de Pesquisa / Research Lines: 

Linha de pesquisa 1: Tecnologias e Inovação em Saúde

As tecnologias em saúde envolvem os produtos e insumos como medicamentos, vacinas, testes diagnósticos, equipamentos e dispositivos para saúde. São também procedimentos realizados na assistência, sejam preventivos, curativos, reabilitadores ou de cuidados em geral, os quais abrangem fortemente o fator humano na execução. As tecnologias em saúde, de forma mais ampla, incluem os procedimentos, modelos de organização de serviços e os sistemas de apoio para a atenção à saúde. A inovação em saúde pode ser entendida como a introdução e aplicação intencional de ideias, processos, produtos ou procedimentos que simultaneamente sejam relevantes para a unidade que as adota e que beneficiem o indivíduo, grupo ou sociedade em geral. Assim, esta linha de pesquisa visa formar o profissional especializado capaz de desenvolver e/ou avaliar tecnologias em saúde considerando a eficácia, efetividade, eficiência, utilização, a qualidade e os custos. 

Projetos de pesquisa associados:

1.1 Avaliação, Implementação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde

Visa subsidiar os estudos sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde, bem como estudos de fatores que expliquem variações nesses aspectos. Na abordagem de qualidade, são consideradas as dimensões de eficácia, efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade e adequação.
 

Docentes envolvidos:

 

1.2 Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação em Saúde

Esta linha de pesquisa busca subsidiar o desenvolvimento de métodos, práticas, produtos, serviços, gestão e políticas de base tecnológica e inovadora para a adoção e implementação nos serviços de saúde ou nas políticas de saúde pública.

Docentes envolvidos:

 

Linha de pesquisa 2 - Educação, Informação e Promoção em Saúde

Esta linha de pesquisa contempla a análise da situação de saúde, abordando os condicionantes da saúde, as práticas de atenção à saúde no contexto da educação, da promoção e da vigilância em saúde. Tem como objetivo estudar as concepções teórico-metodológicas adequadas para orientar a formação de profissionais de saúde a desenvolverem projetos e práticas de educação em saúde, visando ao empoderamento das pessoas, famílias e comunidades em prol de mudanças para uma vida mais saudável. Inclui ainda o estudo do campo da informação em saúde, ancorado na noção de interdisciplinaridade, na transdisciplinaridade e na interprofissionalidade, analisando as características e os entraves à melhoria da qualidade das informações em saúde, desde a análise crítica de seus indicadores, mas também a segurança e confiabilidade da informação.

Projetos de pesquisa associados:

2.1 Educação e Comunicação em Saúde
 

Engloba a transferência do conhecimento científico para profissionais de saúde e para a população em geral. A perspectiva teórico-metodológica que orienta os estudos é tradução do conhecimento científico para uma linguagem mais acessível considerando o público-alvo.

Docentes envolvidos:

 

2.2 Promoção de Saúde e Qualidade de Vida

Considerando que a saúde pode ter impacto importante na qualidade de vida dos indivíduos, grupos e coletivos, este projeto considera os estudos sobre modos de promover a saúde, em diferentes contextos, ciclos de vida e cenários de prática como, nas atividades produtivas, escolares, de lazer, em grupos vulneráveis ou no envelhecimento e busca identificar as variáveis que poderão auxiliar na redução do impacto sobre a saúde geral dos indivíduos, grupos e coletivos.

Docentes envolvidos:

 

 

 

 

Estrutura Curricular / Disciplines: 

 

DISCIPLINA NATUREZA  CRÉDITOS  CARGA
HORÁRIA
Políticas e Gestão em Saúde Obrigatória  3 45
Metodologia em Pesquisa Científica  Obrigatória 3 45
Análise Quantitativa e Qualitativa Obrigatória 2 30
Redação Científica e Instrumentalização em Pesquisa Obrigatória 2 30
Epistemologia do Cuidado Integral em Saúde Optativa 2 30
Textos Científicos em Língua Estrangeira Optativa 2 30
Prática Baseada em Evidência Optativa 2 30
Tópicos especiais em Gerontecnologia Optativa 2 30
Assistência Farmacêutica Optativa 2 30
Inovação e Tecnologia em Saúde Optativa 2 30
Educação em Saúde Optativa 2 30
Tópicos Especiais em Desenvolvimento Motor Infantil Optativa 2 30
Seminários I Obrigatória 1 15
Seminários II Obrigatória 2 30
Dissertação de Mestrado I Obrigatória 2 30
Dissertação de Mestrado II Obrigatória 3 45

 

A estrutura curricular é constituída por disciplinas do núcleo comum (disciplinas obrigatórias), disciplinas do núcleo complementar (disciplinas optativas) e disciplinas relacionadas a dissertação do mestrado. As disciplinas do núcleo comum (obrigatórias) são: Políticas e Gestão em Saúde (03 créditos),
Metodologia da Pesquisa Científica (03 créditos), Análise Quantitativa e Qualitativa (02 créditos), Redação Científica e Instrumentalização em Pesquisa (02 créditos), Ética em Pesquisa (02 créditos). As disciplinas do núcleo complementar (optativas) são: Epistemologia do Cuidado Integral em Saúde (02
créditos), Textos Científicos em Língua Estrangeira (02 créditos), Análise Quantitativa Avançada (02 créditos), Prática Baseada em Evidência (02 créditos), Tópicos Especiais em Gerontecnologia (02 créditos), Assistência Farmacêutica (02 créditos), Inovação e Tecnologia em Saúde (02 créditos), Educação em Saúde (02 créditos) e Tópicos Especiais em Desenvolvimento Motor Infantil (02 créditos). O núcleo dissertação de mestrado (obrigatório) é formado pelas disciplinas Seminários I (01 crédito), Seminários II (02 créditos), Dissertação de Mestrado I (02 créditos) e Dissertação de Mestrado II (03 créditos).

O estudante deverá cumprir o número mínimo de 26 (vinte e seis) créditos, sendo 12 (doze) créditos obrigatórios (núcleo comum), 06 (seis) créditos optativos (núcleo complementar) e 08 (oito) créditos obrigatórios relacionados ao eixo Dissertação de Mestrado (Seminários I e II e Dissertação de mestrado I e II). Cada crédito corresponderá a 15h/aula (o curso tem um total de 390h).

Corpo Docente / Teaching Staff: 

Cristiane S. Nascimento Baez Garcia
Doutorado em Ciências Biológicas (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.2
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3869893337542048  
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

Cristiano Gonçalves Ponte
Doutorado em Ciências Biológicas (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.2
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4686481356242139
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

Elisa Beatriz Braga dell'Orto van Eyken
Doutorado em Bioética (UFF)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.2
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5718089098888032
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Felipe José Jandre dos Reis
Doutorado em Ciências Médicas (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.1
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2170163206535560
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Israel Souza
Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.2
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7565108541051930
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Jose Ricardo da Silva Junior
Doutorado em Computação (UFF)
Linhas de Atuação: 1.1 e 1.2
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3801784018673235
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Laura Alice Santos de Oliveira
Doutorado em Ciências Biológicas (IBCCF)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.2
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8642128462270383
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

Lilian Dias Bernardo
Doutorado em Saúde Coletiva (UERJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.2
Contato
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6012778417296152
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

Luciana Moisés Camilo
Doutorado em Ciências Biológicas (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.1
Contato:  
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1467405576056891
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Márcia Regina de Assis
Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ)
Linhas de Atuação: 2.1 e 2.2
Contato:  
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4710357803442871
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Mauricio de Sant Anna Junior
Doutorado em Ciências Médicas (UFF)
Linha de Atuação: 1.2 e 2.1
Contato: 
Categoria:
 docente permanente
Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/8260308650816733
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Mira Wengert
Doutorado em Ciências Biológicas (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.1
Contato:  
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5550451963960477
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Patrícia Silva Ferreira
Doutorado em Microbiologia (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.1
Contato: 
Categoria
: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4961495533549032
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Paula de Miranda Costa Maciel
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1.2 e 2.2
Contato: 
Categoria
: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9397777135023476
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Susana Engelhard Nogueira
Doutorado em Psicologia Social (UERJ)
Linhas de Atuação: 1.1 e 2.2
Contato: 
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4140589986155621
Google Acadêmico: 
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

Dissertações / Produtos // Dissertations / Products: 

Em construção 

 

Eventos / Events: 

No momento não existem eventos planejados. 

Normas e Projeto Pedagógico / Course Rules: 

Em construção

Calendário / Calendar: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS