Logo IFRJ

Deputadas do IFRJ se preparam para exercer mandato

Duas alunas do IFRJ, Campus Rio de Janeiro, foram selecionadas para fazer parte do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020. Durante 5 dias, elas e outros jovens tomarão posse e vão exercer o mandato como deputados na Câmara dos Deputados, em Brasília.   

Aline Regina e Madeleine dos Santos já sabem que terão um momento único pela frente, e na edição de 2020 seus mandatos vão ultrapassar o tempo normal de duração. Devido à pandemia, muitas atividades serão realizadas de forma remota. Mesmo sem ter ainda uma data definida para ir a Brasilia, Aline diz que a expectativa é grande, e que vai aproveitar o tempo para conhecer um pouco melhor os outros jovens deputados, suas realidades,e desenvolver debates saudáveis sobre a política brasileira.  

Criado pela Resolução nº 12/2003 da Câmara dos Deputados, e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 49/2004, o PJB tem como proposta ser uma ferramenta pedagógica, capaz de proporcionar discussão de temas relevantes como política, cidadania e participação popular.

A seleção é realizada a partir da avaliação de projetos de leis criados pelos estudantes, que são enviados no momento da inscrição, e foi feita em duas fases: estadual e federal. Na Estadual, entre 70 projetos enviados no Rio de Janeiro, 28 foram selecionados pela Secretaria de Educação.

 Na etapa Federal, os sete projetos mais bem avaliados foram selecionados por especialistas da Câmara. Ao todo, o programa selecionou 78 projetos de jovens de todos os Estados do Brasil, de mais de mil inscrições.

A expectativa dos organizadores é de que a elaboração de uma proposta legislativa seja uma oportunidade para o desenvolvimento do domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, de como enfrentar situações de crise e, ainda, ajude a construir argumentações sólidas para soluções de problemas. Outra relevância do PJB é seu caráter de inclusão social, afinal, une estudantes de lugares, culturas, gêneros, crenças e realidades sociais distintas.

Madeleine diz que a juventude precisa estar presente nas tomadas de decisões, para que o processo político brasileiro seja transformado. “Nós somos o futuro, e para alcançarmos o que desejamos, precisamos refletir nas condições do país a partir de agora. Por isso, a participação da juventude na política é importante para promover não só a renovação de pessoas, mas de práticas e costumes. Além disso, nós trazemos uma perspectiva muito própria de acordo com nossa realidade, e com muita energia para lutar”.  

Para Aline, o envolvimento com a política possibilita entender na prática como tudo acontece.  “Política não é só corrupção. No Brasil existe sim a política construída em benefício do povo. Ademais, quanto mais esclarecida for a concepção prática da política, maior será a probabilidade de nos apropriamos das nossas responsabilidades como cidadão. Fica claro que todo indivíduo tem um papel fundamental na construção de um país melhor e que todos nós podemos contribuir muito com essas melhorias”.

 

Projetos em pauta

Madeleine dos Santos:  

O meu projeto de lei foi atualizando as normas eleitorais, de forma que houvesse um percentual mínimo de reservas raciais e de gênero do número de lugares eleitos nas casas legislativas. A inclusão política das minorias é imprescindível para o alcance da democracia, e por isso, além de ter como objetivo aprender muito sobre o processo e a jornada parlamentar, quero levar a discussão dos que mais sofrem para ocupar esses espaços”. 

Aline Regina

O meu projeto de lei trata sobre o tema da educação, provavelmente este será o assunto que mais irei debater durante o programa. Eu quero poder conversar com os outros Jovens Deputados sobre os diversos problemas encontrados na educação e as diferentes propostas possíveis para resolvê-los”.

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS