Logo IFRJ

Destaque em educação: TV Escola realiza gravação no campus

Câmera, em primeiro plano, filma grupo de alunos ao fundo

Novamente o IFRJ campus Volta Redonda se destaca através dos projetos desenvolvidos por alunos e servidores. Dessa vez, o campus recebeu a visita de representantes da TV Escola para filmagem dos ambientes, do dia a dia dos alunos nas salas e laboratórios, entrevistas com docentes e discentes, apresentação de projetos de educação física e a mostra do planetário. A gravação aconteceu nos dias 5 e 6 de julho e teve como objetivo mostrar a realidade dos institutos federais do Brasil, bem como os benefícios que eles proporcionam para a comunidade interna e externa. 

A produtora responsável pela gravação, Lizandra Gabrich, contou que a proposta é realizar reportagens por várias cidades e regiões, a fim de contemplar o máximo de informações possíveis sobre os institutos. “Serão treze episódios de um programa em que iremos abordar os institutos federais do país. Nosso intuito é compartilhar para as pessoas que ainda não conhecem os benefícios que a instituição oferece”, disse Lizandra. O programa irá abordar as 26 cidades que possuem um instituto federal, sendo que serão apresentados dois em cada episódio.  

aluno com camisa da equipe jaguar sendo entrevistado

O aluno Pedro Carvalho, do 4º período do curso Técnico de Automação Industrial, foi entrevistado e compartilhou suas experiências enquanto integrante da Equipe Jaguar e participante dos campeonatos mundiais de dentro e fora do país. “Essa oportunidade é importante para as pessoas entenderem o que a gente já fez e quais as competições que já participamos e, com isso, terem um conhecimento maior sobre o IFRJ. A minha primeira competição foi no campeonato mundial, no Japão, e isso ajudou no meu desenvolvimento em apresentação oral, sendo que tive que falar em outra língua, o que foi um desafio”, disse o estudante. 

O projeto de robótica no campus começou em 2012, coordenado pelo professor Helton Sereno e Monique Amaral. A equipe foi campeã mundial em 2014 e 2016. Para o professor Helton, o projeto conseguiu mostrar para outras equipes a competência que um grupo de alunos possui, mesmo sem recursos, para fazer um bom trabalho na área de robótica. 

aluno mexendo no robô nao

“Foi a primeira reportagem de ‘grande porte’ que passamos e tivemos a oportunidade de apresentar outros projetos do campus como os de Educação Física voltado para esportes radicais e o Planetário. Pudemos, ainda, apresentar diversos alunos e momentos do campus”, disse Helton. Ele ainda frisou que o intuito da Automação Industrial é produzir um conhecimento didático e disseminá-lo. Segundo o professor, o aluno que estuda no IFRJ adquire novos conhecimentos, desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe, ter perfil de liderança e a astúcia de delegar funções.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS