Destaques do IFRJ na I Olimpíada de Brasileira de Biotecnologia

Estudantes do Campus Rio de Janeiro se destacaram na I Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, que teve suas provas realizadas de forma online entre outubro e novembro de 2022.

Este ano, 50 alunos do curso técnico em biotecnologia (desde o primeiro ao oitavo período) fizeram inscrição. Desses, onze alunos se destacaram, como:

1- Lidiane Rangel de Sales Almeida - 1º lugar da Região Sudeste no Ensino técnico (BM171);

2- Matheus Azevedo Lessa - 3º Lugar da Região Sudeste no Ensino técnico (BM181)

3-Beatriz Mel dos Santos Carmo - 2º Lugar Nacional do ensino Técnico (aluna egressa - formada em 2022-1).

Segundo a coordenadora Joanna Reis Santos de Oliveira, do Curso Técnico em Biotecnologia, foi uma experiência enriquecedora para o campus, em especial para os alunos do curso técnico em Biotecnologia, que puderam colocar em prática seus conhecimentos e competência adquiridos em sua formação. “O campus sempre participa de diversas olimpíadas de âmbito nacional, como olimpíada de química, matemática e outras, mas foi nossa primeira participação em uma olimpíada específica para uma das áreas de conhecimento de nossos cursos técnicos. Esperamos ansiosos por nossa participação na II Olimpíada no ano que vem”, disse.

A I Olimpíada de Biotecnologia foi um evento organizado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em colaboração com outras universidades e instituições de pesquisa, e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico0 (CNPq). O evento tem como objetivo melhorar a educação básica nacional, estimulando o aprendizado da biotecnologia. A chamada atendeu estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, estudantes do Ensino Médio e Ensino Técnico e foi realizada em 2 etapas.

Em cada etapa o aluno realizou uma prova por meio digital (computadores, notebooks, tablets ou smartphones), contendo 20 questões objetivas em um período de até 2 horas. Os temas abordados nas provas serão: Biotecnologia e desenvolvimento humano; Código genético; Biotecnologia molecular; Bioinformática; Alimentos transgênicos, entre outros.

Em seguida, os classificados nessa primeira etapa foram convocados para uma segunda prova que foi realizada no Campus Rio de Janeiro, também com 20 questões em um período de 2 horas. O resultado das provas foi divulgado no site da OBBiotec, com a classificação dos vencedores da etapa nacional e das regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Todos os estudantes que realizaram a prova irão receber os certificados de participação na OBBiotec. Também serão distribuídos certificados de Menção Honrosa (para aqueles que acertarem, pelo menos 90% da pontuação do primeiro colocado) e o Prêmio Menina Biotec (concedido a estudante que obtiver a maior nota da edição da OBBiotec).