Destaques do IFRJ na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF)

Alunos do curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, conquistaram  medalhas de prata (Arthur Silveira), bronze (Mariana Sigiani Oliveira) e menção honrosa (Gabriel Mendanha Rocha) na 3ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). O evento foi realizado no dia 25 de outubro e contou com a participação de mais de cinco mil e duzentos  alunos de 239 campi.

Organizada por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), a competição tem como objetivo estimular o interesse pela matemática nos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das instituições da Rede, além de promover um encontro anual de docentes de matemática e áreas afins para troca de experiências e formação continuada.

Segundo o professor de Matemática e coordenador do evento no Campus, Nilton Miguel da Silva, a OMIF propicia a integração entre os estudantes da Rede Federal de Educação. “Dentro de um espírito competitivo e sadio, buscando sensibilizar os alunos de que bons resultados são conseguidos com esforço e dedicação”.

Nilton ressalta ainda que é necessário formar cidadãos que saibam resolver, de modo inteligente, seus problemas independentemente da área em que atuam. Para isso, é preciso que o aluno inicie a resolução de problemas desde cedo, e a participação nas Olimpíadas é uma alternativa para concretizar essa situação.

.