Dez anos promovendo arte e cultura

O Programa de Extensão Cultural, de formação de platéia, da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ recebeu no dia 6 de dezembro o Diploma Heloneida Studart, concedido pela Comissão de Cultura da ALERJ. O Diploma reconhece anualmente ações, instituições ou pessoas físicas que se destacam na contribuição do desenvolvimento da cultura no Estado do Rio de Janeiro.

Feliz e orgulhoso com a homenagem, o reitor Rafael Almada lembrou de momentos importantes ao longo desses 10 anos da iniciativa. “Quando estive na frente da Pró-reitoria de Extensão do IFRJ, lá por 2011, criamos o Programa Extensão Cultural, que tinha o principal objetivo contribuir com um processo de formação de plateia para as atividades culturais e artísticas”.

A pró-reitora de Extensão Ana Luisa Soares também expressou a relevância do diploma. “Eu, como docente, tenho a formação de platéia como uma das minhas principais áreas de interesse acadêmico, é com enorme satisfação, que acompanho a trajetória do Programa Extensão Cultural poder compartilhar da alegria ao recebermos juntos o Prêmio Heloneida Studart”.

Hoje, à frente da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica – DIPROEXT, o professor Júlio Page falou sobre o reconhecimento. “Recebi a missão de potencializar o programa, ampliamos para mais estudantes, incluímos os funcionários terceirizados, os ex alunos e a comunidade externa. Chegamos a quadruplicar o número de ingressos ofertados (2019). Cultura e educação devem caminhar lado a lado”.

tres figuras em pé. professor julio Page, rafael almada ao centro e professora jessica a direita
Julio Page, reitor Rafael Almada e Nathalia Quintanilha

Criado em 2012, pelo então pró reitor de Extensão Rafael Almada e pela professora Ana Luisa Soares da Silva, atual pró reitora de Extensão, o Programa visa possibilitar o acesso das pessoas aos espaços culturais (espetáculos teatrais, músicas, cinema, etc). A formação desse público está diretamente ligada à formação da sociedade. A educação é fator determinante na disseminação dos direitos culturais, apesar da diversidade, complexidade e forte desigualdade regional que marca o Estado do Rio de Janeiro.

Nos últimos 3 anos, sob a coordenação da DIPROEXT/PROEX, o Programa foi potencializado com o aumento expressivo no número de ingressos sorteados, pelo aumento de parcerias com produtoras, teatros, etc e pela inclusão dos funcionários terceirizados, ex alunos e comunidade externa. Houve também uma aproximação estratégica com grêmios e centros acadêmicos dos campi do IFRJ, o que gerou um aumento significativo da participação dos estudantes. "No âmbito do Programa, como uma política institucional, construímos e aprovamos em 2021 (no Consup) o Regulamento do Programa Extensão Cultural (Resolução Consup n° 27/2021)", explica Júio Page.