Logo IFRJ

Dia do Biólogo

O Dia do Biólogo é comemorado nesta quarta-feira, 03/09. E para contar em que áreas os biólogos podem atuar e  ilustrar a importância da atuação desse profissional frente à pandemia da COVID-19, conversamos com dois professores de Biologia do Campus Niterói, Andreia Gomes e Pedro Silva. 

Para a professora Andreia, o biólogo exerce uma função muito relevante em relação à pandemia: "A atuação do biólogo durante o período de pandemia do Coronavírus pode ser bem ampla. Entre elas estão o desenvolvimento de atividades científicas e técnicas envolvidas tanto com a coordenação quanto na execução de pesquisas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. Suas ações, segundo o CRBio, devem estar voltadas para orientação sobre os aspectos de vigilância epidemiológica, higiene e vigilância sanitária, visando minimizar os riscos de contaminação e gerar a conscientização da comunidade sobre ações e informações em saúde, além de atuar em pesquisas sobre a compreensão da dinâmica da pandemia provocada pelo coronavírus nos diferentes laboratórios em todo mundo", explicou.

Já o professor Pedro falou sobre as diversar áreas de atuação que esse profissional pode ter. "Um biólogo pode atuar em empresas de biotecnologia, análises clínicas, consultoria e gestão ambiental, perito criminal, controle de pragas, pesquisas em geral catalogando e investigando todas as formas de vida e ecossistemas, bem como com a cura e entendimento de doenças, na epidemiologia, na agropecuária, e até mesmo em Agências espaciais como a Nasa, tanto pelo entendimento do suporte a vida dos astronautas em naves e estações espaciais como pela busca por vida extraterrestre", enumerou.

Colaboração: Marília Milagres

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS