Logo IFRJ

Dia da Consciência Negra

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Niteroi do IFRJ – NEABI vai realizar um debate sobre o Dia da Consciência Negra, que terá como convidada Fatou Ndiaye.  

O evento de extensão acontecerá no formato live no dia 11/11 às 19h no  canal do IFRJ Niteroi no youtube.

Poetisa premiada, modelo, ativista e entrevistadora, Fatou é uma jovem aluna do ensino médio que conseguiu dar a volta por cima depois de ser alvo de várias mensagens racistas de colegas de sua escola. Ela criou em seu perfil no Instagram uma série de entrevistas para promover reflexão com diversas personalidades negras como: Érika Januza, Taís Araújo e Katiuscia Ribeiro.

Filha de pais Senegaleses, Fatou desmistifica diversas histórias contadas sobre a África e seus países, nos permitindo a multiplicação de diferentes narrativas que nos convidam a desconstruir estereótipos.

O 20 de novembro é uma data para lembrar a luta do povo negro contra a discriminação. Convidamos uma estudante, da idade de nossos alunos, para o debate sobre o direito a memória e a necessidade de tratar esses temas no cotidiano escolar e não só em datas comemorativas. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS