Logo IFRJ

Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Em celebração ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado nesta terça-feira, 21/03, o Campus São João de Meriti traz a Exposição “Projeto Ilustres e Anônimos: Personalidades Negras da Baixada Fluminense”.

O diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque, lembrou que a luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. “Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo”, afirmou. 

A exposição traz a obra do jornalista (repórter fotográfico), Paulo Santos, que possui livros lançados de fotografia e faz exposições fotográficas sobre o negro na Baixada Fluminense e sobre a região.

O projeto Ilustres e Anônimos realiza neste ano sua 17ª edição. São 17 anos consecutivos homenageando personalidades negras da Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro. Através das lentes, o fotógrafo Paulo Santos traz luz a pessoas cujas histórias muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade.

Os baixadenses homenageados na exposição de autoria de Paulo Santos são: Thatiana Barbosa da Silva, Lu Ain-Zaila Marize Conceição, Dayse Marcello, Otair Fernandes, Ele Semog Semog, Macedo Griot, Regina Célia Viana Esteves, Roberta Gomes Miranda, Renato dos Santos Gomes, Lucimar Felisperto dos Santos, Ana Carolina Tojal Gonçalves, Gisala Barrros, Juçara da Silva Barbosa de Mello e Renato Noguera.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS