Dia Nacional do Teatro é exaltado pelo Campus Niterói

O Dia Nacional do Teatro foi comemorado no sábado, dia 19 de Setembro. A data visa enaltecer e homenagear o teatro brasileiro, que cumpre um papel não só de entretenimento, mas também representa o cotidiano de várias áreas da sociedade para tornar cada vez mais rica e emblemática a cultura brasileira.

O Campus Niterói, com a finalidade de democratizar a arte através da linguagem teatral, desenvolve o projeto de extensão “Literatro: uma proposta de conjugação de linguagens”, que é coordenado pela professora Suelen Gonçalves, e conta com a presença de bolsistas e voluntários, entre eles as alunas Andressa Honorato e Suellen Andrade.

Para a professora Suelen Gonçalves, comemorar o Dia Nacional do Teatro, é também, ressaltar que o isolamento social permitiu que muitas pessoas explorassem novas atividades, dentre elas, a leitura: “Vejo o Dia Nacional do Teatro como uma celebração da arte e dos profissionais da área, especialmente neste ano de 2020, em que estamos passando por uma situação tão delicada, incerta e difícil devido ao isolamento social pela pandemia da Covid-19. Muitas pessoas estão se tornando ainda mais conscientes em relação à importância da arte. Através do contato com produções artísticas, como filmes, livros, séries, dentre outras, nossos dias têm sido mais leves durante a quarentena e o teatro está dentro desse pacote que nos humaniza e nos conecta com nosso tempo, ritmo, emoções”, afirmou.

Já para a Bolsista Andressa Honorato, comemorar esse dia é algo bem significativo e importante: “Podemos também aproveitar a data para refletirmos o quanto o teatro ainda é inacessível e pensar formas de democratizar o acesso ao teatro. Uma das coisas que eu admiro muito no Literatro é o quanto ele me ensinou a me preocupar com o público e a tentar levar a arte por outros meios, não só o presencial, para que, assim, chegue a várias pessoas. Acho importante frisar que o teatro salvou a minha turma e me direcionou positivamente em meio à correria do dia a dia. Ele pode ser uma grande ferramenta para conquistarmos os nossos sonhos, sejam eles quais forem”, disse Andressa.

A professora Suelen explicou, ainda, as atividades do projeto Literatro: “Ironicamente, o Campus Niterói fica em uma das áreas com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, longe de teatros, cinemas, espaços culturais em geral. Muitos dos nossos alunos nunca frequentaram atividades culturais. Também promovemos acesso a esses espaços com parcerias, como com o Centro de Artes da UFF, com bibliotecas, museus, ganhamos ingressos e vamos a esses espaços – sem contar que queremos que o IFRJ seja um referencial cultural na região convidando o público, especialmente do entorno, a participar das atividades da instituição”, explicou a professora. E a voluntária Suellen Andrade, confirmou a diferença que as atividades fazem para os alunos: “Acho que o Literatro tem uma grande importância no campus, pois lá temos a liberdade de expor nossas opiniões e desenvolver nossos dons artísticos como, por exemplo, o canto, que me dá a confortante sensação de ser ouvida”, explicou.

Colaboração: Marília Milagres