Diálogos do Reitor com os servidores do campus São João de Meriti

O campus São João de Meriti recebeu a visita do reitor do IFRJ, Rafael Almada, e sua equipe na manhã do dia 14 de fevereiro, para mais uma etapa do projeto Diálogos com o Reitor. O objetivo foi  estar sempre próximo à comunidade para estreitar a relação entre cada campus e a Reitoria.

Esta visita foi especialmente dedicada aos servidores do campus, e, desta forma, a conversa com os diretores e com os alunos se dará em outra ocasião. O reitor estava acompanhado dos pró-reitores: Alessandra Ciambarella, de Ensino; Igor Valpassos, Planejamento e Administração; José Arymathea, de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade e Cristiane Henriques, de Extensão. Além destes, também os diretores Eládio Bandeira, de Articulação Institucional, e Ana Paula Benfeito, de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional.

Antes da fala do reitor, Ana Paula Benfeito fez uma apresentação do Plano de Metas do IFRJ (matriz GUF) e sua articulação com o Planejamento Estratégico. A diretora chamou a atenção para a relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Se pensamos em evoluir, temos que ter o entendimento de que isso só acontece com planejamento de ações, com a integração, com uma política de metas e resultados”.

Através de esquemas estruturais, Ana Paula apresentou as divisões da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (PRODIN), e ressaltou que a evolução do trabalho que vem sendo implementado depende do entendimento dos indicadores que sinalizam qual o caminho a seguir. “São estes indicadores que espelham o IFRJ, e eles se transformam em números. Não há espaço para ‘achismos’, pois nossas decisões precisam estar pautadas, de forma transparente, numa realidade visível, demonstrada pelos números apresentados”. Corroborando a fala da diretora, José Arimathéa disse que “Precisamos ter a responsabilidade de construir uma cultura de trabalharmos sempre com dados confiáveis. Investir esforços no planejamento contínuo e no acompanhamento de todas as ações”.

O reitor destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na atual gestão e disse que o projeto Diálogos com o Reitor é uma demonstração de como a proposta de uma gestão participativa está atrelada a um contato mais próximo com todos os campi. “Desta forma, podemos realizar nosso compromisso, de sermos transparentes, de ouvirmos toda a comunidade, esclarecer dúvidas, ouvir propostas e também eventuais críticas, porque isso faz parte do processo democrático”.

Almada ouviu e respondeu a diversos questionamentos e um dos pontos principais foi em relação a algumas dúvidas que foram levantadas por servidores a respeito da nomeação de dois diretores no final de 2018. Segundo o reitor, as mudanças foram realizadas após quatro reuniões com a Direção do campus e se basearam em diversas análises de cunho administrativo. “Nossas ações são pautadas na transparência e diálogo, e, acima de tudo, levam em conta necessidades de evolução da instituição. Nós queremos e vamos trabalhar para fazer o melhor para cada campus, respeitando todos os servidores. E, em mim, vocês sempre encontrarão alguém aberto ao diálogo”.

No fim do encontro ficou acertada uma nova reunião no campus, a ser realizada no dia 25 de fevereiro.