Logo IFRJ

Diálogos na Reitoria

O auditório do prédio da Reitoria do IFRJ, no centro do Rio, recebeu hoje, 6, pela manhã mais uma edição do projeto Diálogos com o Reitor. O encontro faz parte de um roteiro que inclui todos os campi da Instituição, um momento para a atual gestão falar sobre ações e promover um contato direto com os servidores e os alunos.  

O reitor Rafael Almada estava acompanhado do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, José Arimathéa; da  pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella; do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Rodney Albuquerque; do pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, e da pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques.

 Rafael destacou a difícil trajetória do IFRJ ao longo do ano de 2019, tendo que conviver com um contingenciamento de verbas que obrigou a uma reorganização, através de medidas que permitissem o funcionamento do Instituto de modo ininterrupto e sem prejudicar a qualidade das atividades. E, agora, com a recente liberação de recursos, a necessidade é de correr para realizar investimentos necessários em curto espaço de tempo.

O reitor enfatizou o foco na consolidação dos campi, e para isso a atual gestão não tem medido esforços, pois, de acordo com Rafael, diversas ações estão em andamento, como uma legislação que está sendo votada na câmara, para que seja possível a construção de um novo prédio, anexo ao existente, na área do Campus Rio de Janeiro; a expansão no Campus Duque de Caxias, além de mudanças também em Arraial do Cabo. “E, claro, estamos na busca por uma solução para o espaço da Reitoria, que é uma demanda dos servidores e uma de nossas prioridades”.       

Outro ponto citado foi o investimento em equipamentos e células fotovoltaicas, que começam a ser instaladas em 2020 e vão representar economia da conta de luz dos campi.

Sobre o futuro

O orçamento da Rede Federal, particularmente o do IFRJ, é um ponto de preocupação, pois, de acordo com o reitor, haverá uma redução em relação ao de 2019. Por esta razão, Rafael voltou a destacar as ações estratégicas que a atual gestão está fazendo para viabilizar ações imprescindíveis à Instituição no ano que vem.

Mesa de abertura. foco a partir da lateral esquerda.

Através de uma articulação legislativa, o Instituto contará em 2020 com R$ 5 Milhões, fruto de emendas parlamentares individuais. Este diálogo se revela uma estratégia de sobrevivência dentro de um cenário de incertezas e oscilações para diversos IFs. Esses recursos serão usados em capacitação, pesquisa e extensão, além de reformas e ajudar a controlar as contas.    

Rafael agradeceu muito a sua equipe de pró-reitores e a todos os servidores presentes, lembrando que sua luta para melhorar condições de trabalho tanto no prédio da pça da Bandeira quanto no da rua Buenos Aires é incessante.  “Estamos tentando melhorar espaços, aliás, tentamos fazer isso desde o início desta gestão. Estou sempre próximo de vocês, e gosto muito que me procurem com sugestões. Não me vejam como alguém distante, pelo contrário, sou exatamente como vocês”.

O reitor aproveitou para destacar a importante participação de servidores da Reitoria no Conselho Superior. “É muito bom ver a Ada, o Antonio, a Danielle e a Vitória no Consup”.

Todos os pró-reitores agradeceram a suas equipes, exaltando a disposição e a qualidade do trabalho desempenhado ao longo de 2019. Rodney Albuquerque, recém eleito diretor-geral do Campus São João de Meiriti, disse que foi um prazer fazer parte da equipe de pró-reitores, e que tem a certeza de que o IFRJ está no caminho certo, porque investe esforços no potencial humano, na criatividade e nos princípios que norteiam a Instituição, mesmo em tempos difíceis.

Os servidores tiveram, então, a oportunidade de expressarem suas opiniões sobre assuntos diversos, fazerem sugestões e críticas, promovendo um rico diálogo com o reitor e os pró-reitores.  

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS