Diretor da Rede Globo realiza palestra no campus Nilópolis

O diretor da Rede Globo Allan Fiterman ministrou um seminário com o tema “Conversas sobre cinema e televisão: processos de criação", no dia 04/09, no auditório do campus Nilópolis. O evento aconteceu como parte da programação dos Seminários de Licenciatura em Física, que ocorrem todas as quartas-feiras sob a responsabilidade de Marco Adriano Dias e Artur Vilar, respectivamente, coordenador e professor do curso de Licenciatura em Física.

O coordenador do curso contou como foi a escolha do convidado e qual a relação do tema da palestra com as aulas de física. “O convite partiu da indicação de um professor que tem amizade com ele. O Allan é uma pessoa muito disposta a falar do trabalho dele. Inicialmente, achou que não saberia falar nada de física, mas um processo de produção de uma obra audiovisual parte de um roteiro e uma boa aula de física também; além da composição da fotografia e do áudio, que envolvem a física em diversos momentos”, explicou Marco Adriano.

Allan Fiterman produziu novelas famosas no Brasil, como “A Força do Querer”, “Verdades Secretas” e “O Sétimo Guardião”. O palestrante possui vasta experiência no cenário nacional e internacional, sendo ganhador de um prêmio Emmy Internacional.

Durante o seminário, Fiterman mostrou cenas de suas produções e falou um pouco sobre sua vida fora do Brasil e depois que recebeu o convite da Globo para trabalhar. Abordou, também, questões importantes nos dias atuais, como o preconceito racial e de gênero na dramaturgia.

O palestrante afirmou que ver o auditório lotado superou suas expectativas e que ficou muito feliz com a oportunidade de conhecer o campus Nilópolis. “Feliz em saber que esse centro acadêmico existe e é bonito de ver, é melhor que muita escola privada que eu já conheci”, disse o diretor, concluindo ainda que é importante poder trocar conhecimento com pessoas de áreas tão diferentes da sua.

Marco Adriano atribuiu o sucesso do seminário exatamente ao tema diferenciado. “Os outros seminários tinham temas muito específicos e fechados na física. Esse foi multidisciplinar, trouxe pessoas de outras áreas. Além disso, a novela faz parte da cultura brasileira”, afirmou o coordenador.

Colaboração: Camilla Fonseca