Logo IFRJ

Discussão de afro-brasilidades

O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões e Saberes em Produção Cultural realizou o “Mojubá: discussão de afro-brasilidades”, no dia 12 de novembro. O evento aconteceu no pátio do campus e contou com apresentações, performances e debates sobre negritude, religiões de matrizes africanas, feminismo e mulherismo.

O início do evento foi marcado por uma roda de conversa com participantes de coletivos e docentes. Estavam presentes os integrantes do Afroxirê, Joubert Assumpção e Luciano Caten, a escritora Jacqueline Oliveira e a professora do IFRJ, Janaína Corenza. A roda de conversa discutiu o tema “Fala Pretxs: vozes da negritude”.

Joubert Assumpção comentou sobre sua participação no evento e defendeu o diálogo contínuo do racismo. “Gostei muito do evento. É importante que ele aconteça todo ano, porque novembro é um mês que fica massacrado de atividades sobre racismo, por ser o mês da consciência negra, então acaba tendo muita história para contar, muita coisa para a gente pensar junto. Não cabe em um mês só. Então que esse tipo de evento aconteça durante todo ano”, enfatizou.

Simultaneamente às atividades no pátio, o corredor do campus recebeu a exposição do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, na qual diversas fotos permaneceram nos corredores durante o evento. Também foi exibido o filme “Blue Eyed”, de Jane Elliot, a fim de discutir os privilégios que os brancos possuem na história da sociedade e atualmente.

A tutora do PET Conexões e Saberes, Fernanda Delvalhas Piccolo, explicou a importância da discussão de temáticas raciais. “O PET tem como um dos seus objetivos, trabalhar questões socioculturais. Não apenas aquilo que está relacionado diretamente à formação dos alunos nos cursos de graduação”, disse.

Fernanda também defendeu a relevância de debates sobre privilégios. “Os brancos tiveram privilégios, não só materiais, mas simbólicos. São vistos como padrão, como a norma. Falar da branquitude é uma das maneiras para acabar com o racismo. Por isso, o PET discutiu essas duas questões no evento: racismo e sobre a branquitude e seus privilégios”, finalizou.

Colaboração: Raíssa Amaral

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS