Dissertação desenvolvida no PROPEC do IFRJ recebe prêmio internacional

Imagem mostra o nome da tese escrito dentro de um círculo branco, sobre um fundo que mostra uma folha de planta

Pesquisa foi contemplada no Prêmio CTS 2018, em Buenos Aires

A dissertação intitulada "Tessituras Sociocientíficas no contexto da horta escolar: com o protagonismo infantil à produção literária", da professora da rede Municipal de Educação de Duque de Caxias Denise Oliveira – desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ campus Nilópolis, sob a orientação do professor Jorge Cardoso Messeder – recebeu o Diploma de Mérito no prêmio CTS 2018 da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciências (AIA-CTS). O resultado foi anunciado na Assembleia Geral da AIA-CTS, no dia 2 de agosto de 2018, na Universidade de Quilmes, Bernal, em Buenos Aires.

“Considero que o sucesso alcançado com o desenvolvimento da pesquisa em questão esteja no fato de trazer marcas da minha história de vida e o compromisso social com a educação das classes populares. Acredito que já tinha todo o desenho da minha pesquisa pronto antes mesmo de iniciá-la, mas foram as orientações do professor Jorge que ampliaram o horizonte para a relevância e a necessidade de um ensino que incorpore práticas reflexivas sobre a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade”, afirmou Denise.

A pesquisadora disse ainda acreditar que, para o IFRJ, essa premiação representa a consagração da excelência de um programa de mestrado profissional de qualidade reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que impacta outras localidades e, agora, internacionalmente.

O orientador contou que desde o início da pesquisa já sabia que o trabalho seria de qualidade e que ganhar o Prêmio CTS 2018 representa para ele um reconhecimento de um trabalho que vendo desenvolvido ao longo dos anos, em suas orientações de pesquisas tanto nos cursos de graduação, como nos mestrados. “No PROPEC, quase sempre o acrônimo CTS [Ciência-Tecnologia-Sociedade] se faz presente. Ter uma dissertação de mestrado em Ensino de Ciências do IFRJ sendo eleita como a melhor de 2018 é um fato que só confirma a excelência do nosso Mestrado Profissional como sendo de máxima qualidade, reconhecido pela Capes com nota máxima”, declarou Messeder.

A entrega do prêmio ocorrerá no próximo seminário, em 2020, na Espanha, onde Denise apresentará sua pesquisa como palestrante.

Confira aqui a dissertação.

Sobre a pesquisa

Denise explicou que o trabalho aborda questões sociocientíficas entre as implicações éticas e políticas atreladas aos interesses econômicos na produção de alimentos, saúde e meio ambiente que permeiam as construções históricas das relações sociais estabelecidas entre conhecimento e poder. “Destaco o termo ‘tessituras’ presente no título e que reflete a relação entre a necessidade dos espaços de escuta diante de questões sociais, ao mesmo tempo em que tais questões ecoam nas vozes dos seus sujeitos, no nosso caso crianças, em um processo mediado por instrumentos, aparatos e pessoas. Ou seja, é o olhar, o ouvir, o tocar e o sentir que constituem as tessituras sociocientíficas desse trabalho”, esclareceu Denise.

Ela afirmou ainda que a pesquisa possibilita a ampliação dos espaços de discussão sobre o ensino de ciências para crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento e cidadãs do presente. “Suas falas revelam a grandiosidade de suas reflexões e questionamentos e que foram objeto de análise da pesquisa. Entre tantas falas e registros, a pesquisa desenvolvida em um programa de mestrado profissional possibilitou a construção de dois produtos educacionais. O primeiro reúne as atividades desenvolvidas ao longo da pesquisa e o segundo do produto educacional final: um livro infantil”, contou Denise que explicou, ainda, que o livro apresenta, em uma linguagem própria da infância, os resultados da pesquisa, valoriza o desenho infantil e as narrativas da infância.