Doação de máscaras e alimentos para a comunidade da Vila Sarapuí

Além de atuar na produção de álcool liquido e em gel 70% para distribuição gratuita na  comunidade da Vila Sarapuí, o Campus Duque de Caxias realizou uma ação em prol da doação de máscaras de proteção para uso individual.

O professor Rodrigo Lemos, que leciona Língua Portuguesa no campus foi um dos idealizadores da ação. “A ideia surgiu de forma altruísta. A professora Giselle Rôças, do Campus Maracanã, começou uma campanha para ajudar comunidades carentes, hospitais e pessoas que, de uma forma geral, estivessem em situação de vulnerabilidade social. Ela me pediu ajuda e eu resolvi doar um valor para confecção de 50 máscaras, mas a pedi que pudesse levá-las para o Sarapuí”, explicou o docente.

O professor, que é membro do Centro Institucional de Estudos de Línguas (CIEL-IFRJ), também compartilhou a ideia com membros do setor, que ajudaram financeiramente. Ainda colaboraram com doações a professora Fátima Cristina, do Campus Realengo e a professora Andrea Nascimento, do Campus Duque de Caxias, que coordenam projetos de extensão, além de outros docentes do campus Duque de Caxias.

Lemos destaca aspectos importantes dessa ação “A produção é feita por costureiras do bairro Sarapuí, que estavam sem demanda de trabalho, ajudando a girar a economia local e que todas as máscaras vão com folheto informativo dentro”, pontuou.

costureira sentada. costurando máscara

Até a última sexta-feira, 24 de abril, foram entregues cerca de 750 máscaras de proteção, e de acordo com o docente, serão entregues mais 1.200 máscaras nas duas próximas semanas para os moradores e trabalhadores de alguns estabelecimentos da região. A entrega dos materiais foi realizada por alunos e ex-alunos que residem nas proximidades do campus.

Adriana Menezes, que é aluna do curso técnico subsequente de Segurança do Trabalho, recebeu a máscara de proteção e falou sobre a iniciativa dos docentes. “Achei incrível o cuidado que o Instituto tem com as pessoas. Alias sempre tiveram esse cuidado com a comunidade”, afirmou a estudante.

Além da ação de confecção e entrega de máscaras, outras ações estão sendo realizadas, como a doação de 20 cestas básicas destinadas às famílias de refugiados congoleses, e de alimentos para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social nas adjacências do bairro.

Professor Rodrigo Lemos enviou uma mensagem para a comunidade em que leciona. “A comunidade acadêmica do IFRJ Campus Duque de Caxias sempre se mostrou muito forte em momentos adversos, e esta força nos une hoje no propósito de ajudar pessoas de maneira humanitária”, concluiu.

Colaboação: Pedro Henrique Pereira