Docência na Educação a Distância on-line: desafios para uma prática inclusiva

O tema do ciclo de debates promovido pelo Espaço Ciência InterAtiva do Campus Mesquita do dia 21 de maio foi “Docência na Educação a Distância on-line: desafios para uma prática inclusiva”. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas (DiDAA).

Na ocasião, foi discutida a existência de projetos para adequar revistas científicas, sites e instituições de ensino aos padrões de acessibilidade

Outro assunto da live foi como o público da EAD, em geral são jovens e adultos, nos anos iniciais do ensino regular deveriam contribuir para autonomia e destreza no uso do AVA. Sobretudo hoje, tendo em vista que os jovens usam a tecnologia para o entretenimento, sabem mexer em aplicativos de redes socais, porém, de acordo com os debatedores, quando chega na parte de estudar não conseguem fazer e editar textos. Algo que está na base nacional comum curricular. A proposta então seria aprender a usar as competências digitais de maneira objetiva.

A ação contou com a participação de Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel (professora no Ensino Médio e nos programas de pós-graduação em EPT no IFRJ), Aline Pinto Amorim (professora em diversos cursos de formação para EaD e coordenadora do curso de pós-Graduação em Design Educacional no Instituto Federal do Espírito Santo) e dos interpretes Alberto Arantes (Campus Resende) Proficiente em Tradução e Interpretação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Priscilla Ramos Mendonça de Oliveira Cunha (Campus Reitoria).