Logo IFRJ

Docente do IFRJ assume cargo em coordenação na CAPES

A professora Giselle Rôças, do Campus Rio de Janeiro, é a nova coordenadora adjunta da Modalidade Profissional da Área de Ensino junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior - CAPES.  

Esta é a segunda vez que a docente  é indicada para o cargo. No período de 2013-2014, foi um mandato tampão para organizar a Trienal de 2013, momento em que, de acordo com Giselle, não foi possível atuar de forma tão expressiva na consolidação de alguns temas que são caros a modalidade profissional, como o estabelecimento de critérios para o Qualis PTT, que aborda em especial, os processos/produtos educacionais. “A expectativa para o atual mandato é que possamos consolidar os debates e propostas discutidas ao longo deste tempo, atuar na consolidação dos fóruns regionais de Programas Stricto Sensu da Área de Ensino, além de intermediar a aproximação com as Agências de Fomento dos Estados, propor melhorias nas fichas de avaliação dos Programas e várias outras ações que foram apresentadas em plano de trabalho e aprovadas pela Direção de Avaliação da CAPES”, explica a professora.

O mandato das coordenações adjuntas das 49 áreas, iniciou em 21 de dezembro de 2022, com término previsto para 15 de março de 2026. As atividades estão diretamente relacionadas a condução ética, colaborativa e transparente da Avaliação Quadrienal do período 2021-2024. Para tal cabe ao trio de Coordenação formado pelas professoras Ivanize Rizzatti (UFRR), Marcia Cyrino (UEL) e Giselle Rôças (IFRJ), o acompanhamento técnico das atividades dos consultores científicos; a colaboração contínua junto à CAPES para o debate e para a definição da política nacional de desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação; acompanhamento da atuação de grupos e comissões regulares de avaliação; a fundamentação e organização dos processos de avaliação em sua área de atuação; a formulação e aprovação de pareceres e proposições que subsidiem as decisões sobre os diferentes programas e linhas de ação da CAPES, visita presencial aos Programas, entre outras atividades.

Em sua trajetória no IFRJ, Giselle conta que assumiu o cargo de professora do magistério superior no IFRJ em fevereiro de 2007, completando 16 anos de IFRJ em breve, em concomitância com a banca de Professora Titular. “Já atuei em diversos cargos de gestão e conselhos, mantendo sempre minha atuação nos distintos níveis de ensino do IFRJ. Originalmente, era do Campus Nilópolis, sendo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Atualmente, sigo como docente do PROPEC, estou lotada no Campus Rio de Janeiro  e, desenvolvendo atividades junto a direção de pós-graduação, enquanto aguardo a portaria que oficializa o convite para assumir o cargo de Coordenadora Geral de Pós-Graduação na PROPPI”, diz. 

A docente destaca como ponto principal em sua jornada na Instituição a abertura do PROPEC, hoje com os cursos de mestrado e doutorado na área de Ensino de Ciências, com nota 5. “Tive o prazer de orientar as duas primeiras Dissertações e Teses defendidas no PROPEC. Sempre estive em sala de aula, mas entendo como desafio atual manter o processo de divulgação e consolidação dos Institutos Federais junto à CAPES e, internamente, trabalhar conjuntamente com a PROPPI e a comunidade do IFRJ, na elaboração de uma Política de Pós-Graduação. A importância deste documento é imensa, sendo uma das principais ações defendidas pelo pró-reitor, professor Marcus Vinicius Pereira, para 2023”.

Foto: Giselle (dir), como representante do PROPEC/IFRJ, na cerimônia de inauguração da Cátedra Anísio Teixeira (Complexo de Formação de Professores/UFRJ). Na foto estão da esquerda para a direita: professora Carmen Le Ravallec (Complexo de Formação de Professores/UFRJ), professoras Gina e Michelle (SME-RJ), professor António Nóvoa (ULisboa/UNESCO).

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS