Docentes investigam mulheres brasileiras na ciência

Duas professoras do Campus Duque de Caxias foram contempladas neste edital do projeto Vocações, que investiga a presença de mulheres brasileiras na ciência feito pelo Museu do Amanhã em parceria com escolas públicas do país, com o objetivo de desenvolver um podcast.

A diretora-geral do campus, Maria Celiana, explica que o objetivo principal do projeto é desenvolver um podcast sobre as relações entre gênero e ciência, fornecendo para isso capacitação e equipamentos para as escolas participantes. Em 2022 será realizada a primeira edição do programa, com a presença das docentes Carla Mohamed, de Física, que possui mestrado e doutorado na área de educação e desenvolve projetos que buscam enfatizar o protagonismo das mulheres negras na Ciência, e a professora Marcela Tavares, de Filosofia, é doutora em Artes Visuais.

Celiana disse também que a expectativa é que o Vocações possibilite desenvolver podcasts e outros projetos sonoros, visando difundir o debate sobre a presença das mulheres nas ciências para atrair a participação das alunas, principalmente as alunas negras do IFRJ Campus Duque de Caxias, já que a professora Carla também é responsável pelo Projeto de Extensão Meninas Negras na Ciência do IFRJ/Cduc, que empodera as alunas, permitindo vislumbrarem a possibilidade de seguir carreira nas áreas de ciência e tecnologia.

As docentes esperam adquirir conhecimento técnico para edição de podcasts, além de adquirir os insumos técnicos que poderão ser utilizados em várias atividades do NEABI/Cduc. Ao final do projeto, serão produzidos dois episódios de um podcast que será difundido pelo projeto do Museu do Amanhã, promovendo a difusão das pesquisas e atividades realizadas no IFRJ campus Duque de Caxias.