Docentes lançam livro sobre ensino de argumentação

Docentes do Campus Rio de Janeiro produziram um livro com propostas relativas ao ensino de argumentação, "Escrever para (con)vencer: teorias e práticassobre argumentação".

Margareth Andrade Morais e Rafael Guimarães Nogueira, ambos professores do IFRJ (campus Rio de Janeiro), são os autores da obra. Margareth diz que livro é resultante das ações do projeto Escrever para (con)vencer: estratégias argumentativas em redações do Enem, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), a partir do Programa Institucional de Incentivo a Projetos de Pesquisa (PROCIÊNCIA).

O principal objetivo do livro é, segundo os autores, ampliar, de forma gratuita, a divulgação de pesquisas que priorizam o ensino de argumentação, compartilhando, com docentes e com pesquisadores de outras instituições, novas e profícuas estratégias de ensino. Nesse sentido, a argumentação é apresentada em diferentes perspectivas teóricas – como a Análise Semiolinguística do Discurso, fundada por Patrick Charaudeau, a Linguística Textual, em que se destacam os nomes de Ingedore Koch e Luiz Antônio Marcuschi, e a Linguística Metacognitiva, sob o Modelo de Jonh Flavell. Além disso, tais estudos e concepções sobre argumentação são aplicados a atividades de leitura e de produção de diferentes gêneros textuais  argumentativos.

Reunindo abordagens teóricas a práticas pedagógicas, o livro “Escrever para (con)vencer” consiste em uma coletânea de seis inéditos artigos científicos da área de Letras/Linguística que – assinados por professores-pesquisadores altamente qualificados, com significativa experiência na Educação Básica e/ou no Ensino Superior – apresentam reflexões linguístico-discursivas, análises textuais e propostas didáticas para o ensino da argumentação. É uma obra coletiva, construída em diálogo com professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), da Prefeitura do Rio de Janeiro (PMRJ) e da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), na tentativa de vencer  em nossa defesa por uma educação pública de qualidade, sobretudo no atual cenário de desvalorização do ensino e da palavra.

Acesse o livro