Logo IFRJ

E aí, partiu cinema?!

Uma atividade de extensão levou alunos de diversos cursos dos campi São João de Meriti e Belford Roxo ao cinema Ponto Cine, em Guadalupe, no dia 07/12. Os discentes foram assistir à exibição do filme “Vende-se uma moto”, de Marcus Faustini.

O intuito dessa ação foi de fortalecer a política de extensão dos campi e abranger a percepção da realidade a partir de um olhar cultural, além de possibilitar aos estudantes que enxergassem através de outra sociabilidade.

O coordenador de Extensão e também pedagogo do campus São João de Meriti, Luiz Alberto Chaves, acompanhou os alunos à visita e afirmou não ser uma experiência comum, visto que a temática do filme retrata uma outra visão do Rio de Janeiro: “A participação do Instituto fomenta e incentiva os alunos a serem produtores de cultura através da linguagem cinematográfica”, afirmou.

A aluna do 2° período do curso Técnico em Informática para Internet Maria Letícia Gomes considerou a experiência muito gratificante. “Poder conhecer mais sobre o mercado do cinema e como funciona, além de também ver que um produtor quer mostrar a visão da cidade e a maneira como os moradores veem ela. Adorei”, declarou.

Ian Junior Silva, aluno do mesmo curso e período, expressou o desejo de que esse tipo de atividade passe a ser recorrente, dizendo ainda que o curta-metragem agregou na sua experiência de vida. “O filme retratava a realidade social dos jovens cariocas da classe média-baixa e isso serviu para reflexão de nossos valores como alunos e como cidadãos na sociedade”, contou.

Ao final da exibição, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de um “CineDebate” com o próprio diretor do filme, o que lhes proporcionou a ampliação de questões abordadas nas cenas.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS