Logo IFRJ

EaD certifica estudantes de curso FIC

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do campus Pinheiral promoveu a entrega de certificados aos concluintes do curso Agente Comunitário de Saúde (ACS), na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) a distância. A cerimônia aconteceu no dia 3 de agosto no campus Rio de Janeiro.

A oferta do curso foi uma solicitação do Ministério da Saúde, com o objetivo de formar profissionais na área. Foi a primeira vez que o núcleo ofertou capacitação na modalidade FIC, mas, de 2012 a 2017, o NEaD teve a experiência com o curso técnico em ACS com mais de 100 formandos.

A proposta teve como público-alvo residentes no município do Rio de Janeiro que tivessem o ensino fundamental completo. O curso aconteceu através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e foi coordenado pela professora Sylvia Aguiar, que também foi docente no curso.

A formanda Yara Margareth de Sousa avaliou a importância da persistência. “A lição que eu tirei: o que importa é o processo durante a jornada”.

O Agente Comunitário de Saúde, entre outras funções, media a formação de vínculo entre a comunidade e as equipes de saúde. Os egressos do curso estão aptos a realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, participar da elaboração, implementação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, em trabalho em equipe nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde. O curso ACS – FIC aconteceu iniciou em dezembro de 2017 e teve a carga horária de 400 horas.

Colaboração: Greici Sousa​

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS