Logo IFRJ

“Educação e Direitos Humanos na Rede Federal”

O livro terá seu lançamento virtual no próximo dia 18 de agosto às 10h pelo canal do youtube, e faz parte da série “Reflexões na Educação”, uma parceria estabelecida entre o IFRJ e a Editora IFPB. Tal série está sob a chancela do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e é coordenada pela professora Giselle Rôças (IFRJ).

 Organizado pela professora Pâmella Passos (IFRJ) e por Lesliê Mulico (CEFET/RJ), a obra busca contribuir com a produção e a disseminação do conhecimento sobre a temática Educação e Direitos Humanos em diferentes contextos de ensino na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica (RFEPCT).

 Contando com a contribuição de diversas autoras e autores do IFRJ, o livro é composto por 10 capítulos, reunindo produções de cinco diferentes instituições de nossa rede, tão diversa e tão importante na interiorização de uma educação pública gratuita e de qualidade.

Os três primeiros capítulos da obra, de acordo com Pâmella Passos, permite um olhar para os Institutos Federais (IFs) e, a partir de suas estruturas, conhecer experiências de efetivação dos Direitos Humanos, seja na própria existência de um IF, seja em suas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. "A inclusão de portadores de Necessidades Especiais no ambiente educacional sob a ótica dos Direitos Humanos é tematizada no quarto e quinto capítulos, levando o leitor a pensar no respeito à diferença e na garantia dos direitos do educando", diz a docente.

A linguagem e sua relação com os Direitos Humanos são abordadas nos capítulos seis e sete, nos quais os autores, a partir de exemplos de seus cotidianos docentes, demonstram uma formação profissional cidadã, crítica e garantidora de direitos. O diálogo com a cultura aparece de forma mais explícita nos três últimos capítulos, levantando a reflexão sobre que corpos circulam e se sentem pertencentes aos espaços da rede federal, bem como sobre de que forma essa discussão se insere no campo dos Direitos Humanos.

O livro encontra-se disponível para download

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS