Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O instituto federal do Rio de Janeiro divulga o edital do processo seletivo para preenchimento de vagas para o 1º (primeiro) semestre do ano letivo de 2022, que terá início a partir do dia 31 de março de 2022, relativas aos Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional, nos termos do Decreto n° 5840, de 13 de julho de 2006.

O presente processo seletivo tem como objetivo atender à política pública de educação de jovens e adultos que contempla os excluídos do sistema educacional ou aqueles que a ele não tiveram acesso nas faixas etárias denominadas regulares.

Com base na política pública vigente, o presente processo seletivo está aberto a jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Fundamental, desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e tenham para a matrícula a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

Seleção:

A seleção dos candidatos somente terá validade para ingresso no 1º (primeiro) semestre do ano letivo de 2022.

A classificação dos candidatos se dará por meio de 2 (dois) sistemas de vagas: o de Ampla Concorrência (AC) e o Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas.

O candidato deverá optar por concorrer pela Ampla Concorrência (AC) ou pelo Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas.

Inscrições

A inscrição será realizada, no período definido no ANEXO I - CRONOGRAMA, por meio do preenchimento do Formulário online de Inscrição disponibilizado na página do IFRJ.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Preencher de forma correta e completa todos os campos do Formulário de Inscrição, disponibilizado no site do IFRJ

Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, clicar na opção SALVAR FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EM PDF para emitir o Formulário de Inscrição, que deverá ser guardado em sua posse até o final do processo seletivo para fins de comprovação. Depois, clique em: ENVIAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Confira todas as informações do EDITAL