Educação Matemática e Financeira em Tempos de Isolamento Social

Com o objetivo de suprir a demanda discente pela continuidade aos estudos em Matemática e de oferecer à comunidade em geral uma orientação financeira, diante dos impactos sofridos pela pandemia, o Campus Niterói realizou, nos dias 15, 22 e 29/07, o evento online “Educação Matemática e Financeira em Tempos de Isolamento Social”.

Com transmissão pelo canal do YouTube do IFRJ campus Niterói, o evento foi organizado pela equipe de Matemática do campus, em parceria com o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR – UFRRJ), e mediado pelos professores Isabel Coelho (Matemática – Campus Niterói) e Ronaldo da Silva (Matemática – CTUR-UFRRJ). Também houve a mediação, no chat, da coordenadora de Extensão do Campus Niterói, Michelle Abraão.

Ao longo dos três dias de programação, aconteceram as palestras:

15/07 – “Como (Des)mentir usando a Estatística”, com o professor Eduardo Guedes de Matos (IFRJ – Campus Nilópolis.

22/07 – “Educação Financeira e pós- pandemia: incertezas e conjecturas”, com o professor Marco Aurélio Kistemann Júnior (líder do grupo Pesquisa de Ponta da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF).

29/07 – “A importância do aprendizado da Matemática Financeira na promoção da Educação Financeira”, com o professor Wesley Carminati Teixeira (coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção do Centro Universitário Academia – UniAcademia; e membro do grupo Pesquisa de Ponta – UFJF).

O evento teve audiência e interação muito expressivas, tendo participantes de várias Instituições de ensino do Brasil, além de Instituições da Colômbia e da Angola (a parceria entre o Campus Niterói e a UFJF, através do professor Kistemann, promoveu uma ponte com a Escola Superior Pedagógica do Bengo – Angola).

Participaram alunos do Ensino Médio Técnico Integrado, licenciandos, mestrandos, doutorandos e professores de diversas áreas. Ao final das palestras foram sorteados livros aos participantes inscritos.

William Ferreira Martins ganhou o sorteio de livros durante o evento

De acordo com a coordenadora do evento, professora Isabel Coelho, quando pensaram em organizar o evento, ficaram um pouco receosos de não atingirem o público esperado. “Mas superou todas as nossas expectativas, tanto na quantidade de pessoas que participaram do evento, quanto nas interações que ocorreram. Na minha visão foi uma troca muito rica e proveitosa, visto que houve uma interação intercampi quando contamos com a participação do professor Eduardo Matos, do campus Nilópolis, e por ampliarmos parcerias, via extensão, ao contarmos com a participação dos professores Marco Kistemann da UFJF e do Wesley Carminati da UniAcademia. Encerramos o evento muito satisfeitos e agradecidos”, contou.

Nelson Joaquim Albano é de Angola e foi um dos participantes. Ele destacou que o evento teve grande importância para ele. “Aprendi muito com a abordagem do professor Marcos Kistemann. Divulguei aqui o evento e muitos estavam interessados a participar”, disse Nelson, que pensa na possibilidade de se criar uma formação específica sobre o assunto só para Angola.

Já a Michele da Costa Sant’Anna, professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC – RJ), disse que o evento abordou, de forma objetiva e clara, temas pertinentes a todos. “Apesar de tão distante da minha área do conhecimento, vi nos discursos muitas informações importantes, novidades e aprendizado”, relatou.

Colaboração: Marília Milagres