Educação, novas experiências e muita interação

O IFRJ Campus Niteroi realizou o II Seminário de Práticas Inovadoras no dia 2 de fevereiro através do seu canal no YouTube.

O objetivo do evento foi o de apresentar, divulgar e fomentar experiências inovadoras de ensino-aprendizagem que de alguma forma se relacionem com o uso de tecnologias, abrindo espaço para discussões e reflexões mais amplas sobre como educadores e instituições educacionais vêm experimentando e incorporando recursos tecnológicos em suas práticas.

Os participantes foram: Andrea Falcão, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do IFRJ Campus Niterói; Etiane Araldi, vice-coordenadora do curso de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do IFRJ Campus Niterói; Thais Oliveira, aluna da Pós EDUTEC/IFRJ; Carlos Rodrigues Brandão - professor que atua na Pós graduação em antropologia na UNICAMP;Thiago Camargo - desenvolvedor de jogos, designer e produtor de conteúdo audiovisual; Daniela Mussi - professora do departamento de ciência política da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Pensamento Político (PEPOL-UNICAMP); Marina Espogeiro – aluna  do curso de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias no IFRJ campus Niterói; Valter de Jesus Leite - membro do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Felipe Gonçalves, diretor de Projetos da Rapsódia Empreendimentos Culturais e Coordenador do Ponto de Cultura Vale do Macacu.

Segundo Andréa Falcão, o evento não só atingiu como ultrapassou as expectativas. “No ano passado tivemos 315 inscritos, e este ano o total foi de 347 inscrições. Além disso, o envolvimento dos participantes no mural virtual e no chat durante a transmissão também foi intenso, com muitos comentários sobre as falas dos convidados e elogios sobre a proposta do evento”.

A coordenadora diz, ainda, que o impacto do Seminário deve ser analisado em duas perspectivas, uma mais interna, voltada para os alunos do curso de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias do campus Niterói, e a outra externa, direcionada para os participantes de outras instituições e localidades do país e até do exterior.

Sobre a importância do evento, Andrea é direta. “Para nós da equipe organizadora o evento é antes de tudo uma oportunidade de expandir nosso conhecimento sobre temas importantes para a formação docente e ampliar nossa rede de contatos, conectando os alunos com pessoas incríveis que estão desenvolvendo projetos inspiradores em seus campos de atuação. Mas acima de tudo o Seminário tem sido para nós para nós um espaço rico para inovarmos em nossa prática docente, rompendo as barreiras tradicionais da sala de aula, e experimentando novas maneiras de usar as tecnologias para aproximar as pessoas e estimular a criatividade nos processos de ensino-aprendizagem”.

O professor Carlos Brandão diz o que achou do Seminário. “"Vocês acabaram de ver nestas apresentações compartilhadas demonstrações de que inovação não significa modernização.Inovação é algo que transcende à modernização, especialmente quando modernização é tida no sentido empresarial e capitalista, ou seja, nesta perspectiva é moderno tudo que maquiniza e torna o mundo uma "fantástica" fabrica e um "fantástico" supermercado de produtos a serem consumidos.

Colaboração: Kaylane  Vasconcelos