Logo IFRJ

Educação Permanente em Primeiros Socorros

A 1ª Oficina de Educação Permanente em Primeiros Socorros aconteceu na manhã desta quarta-feira,19, no campus Engenheiro Paulo de Frontin.

A enfermeira Jessika Afonso Castro, do Serviço de Saúde, foi a responsável por essa ação educativa. O objetivo foi apresentar a metodologia da educação permanente, que se caracteriza como uma forma de transformar as práticas de saúde no local de trabalho, de acordo com a realidade vivenciada no campus. Além disso, visa proporcionar a formação de facilitadores, entre os técnicos administrativos educacionais, os docentes e o pessoal de apoio, para promover a saúde e prevenir agravos no contexto escolar, a fim de realizarem de forma imediata e eficiente o primeiro atendimento até a chegada do serviço especializado de saúde.

Essa oficina faz parte de um plano de ações que integram o projeto do mestrado profissional da enfermeira, associado ao Programa de Pós-graduação em Ensino da Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, que coaduna com a lei 13.722, aprovada em outubro deste ano. Esta lei determina a obrigatoriedade do fornecimento de cursos, em noções de primeiros socorros, para professores e funcionários das escolas públicas e privadas da educação básica.

A ação foi bem recebida pelos 16 participantes presentes. Segundo o técnico em assuntos educacionais, Fábio Gomes, “A proposta é muito boa, pois irá trabalhar aquilo que desrespeito a nossa realidade, os problemas que ocorrem no próprio campus”.

Para a bibliotecária, Cíntia Luciano, “A metodologia utilizada é excelente, pois iremos aprender fazendo, na prática mesmo”. Dessa forma, espera-se que as oficinas possibilitem mais segurança e autonomia para os servidores atuarem com maior eficiência e agilidade em situações de urgência e emergência no campus.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS