Educação Permanente sobre Transtornos Ansiosos no Campus Engenheiro Paulo de Frontin

O Serviço de Saúde do campus Engenheiro Paulo de Frontin promoveu uma roda de conversa com os Técnicos Administrativos em Educação e Docentes com a temática “Abordagem de crises ansiosas”, tendo como mediadores do encontro a enfermeira Jessika Afonso Castro, a médica psiquiatra Evelin Mascarenhas Soffritti e o professor de Educação Física Francisco de Assis Andrade. A atividade aconteceu no campus no dia 09 de Maio de 2019, e teve como objetivo capacitar os profissionais para atuar no primeiro atendimento em caso de crises ansiosas.

“A ansiedade é uma resposta normativa concebida para facilitar a autoproteção, que pode se expressar como medo ou preocupação de acordo com as experiências anteriores da pessoa. Funciona como um alarme que deve nos alertar para os perigos, e isso é bom! Porém, quando este alarme fica desregulado pode surgir a ansiedade dita patológica que caracteriza os Transtornos Ansiosos”, explicou a doutora Evelin.

A enfermeira Jessika contou, ainda, que estes transtornos vêm crescendo na atualidade e rotineiramente vem fazendo parte do contexto escolar, acometendo alunos e funcionários. “Por conseguinte, é fundamental que ocorram atividades educativas para esclarecimento da comunidade sobre o assunto, para a promoção da saúde mental e aprendizagem de condutas para o primeiro atendimento em caso de crises ansiosas”, afirmou.