Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura em Niterói

Com o intuito de aproximar a ciência e a tecnologia da população, a Extensão é um dos destaques do campus Niterói. Prova disso foi a 1ª Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura – 1ª Semana ETC, que movimentou o campus entre os dias 23 e 27 de outubro. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo integrar a comunidade escolar com o conhecimento, em diversas atividades.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre anualmente, no mês de outubro, e é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2017, o tema foi "A Matemática está em Tudo" e contou com eventos em todo o país, visando levar a ciência para a comunidade, através de linguagem acessível e por meios inovadores.

No campus Niterói, a 1º Semana ETC foi subdividida em 3 eixos: 1ª Semana de LIBRAS, 1ª Semana dos Eixos Tecnológicos e 1ª Semana Cultural. As atividades aconteceram nos três turnos e contaram com a participação de alunos, servidores, moradores da região, estudantes e docentes de outras escolas.

Michelle Abraão, coordenadora de Extensão do campus Niterói, disse que a semana representou a integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Buscamos integrar a comunidade interna à comunidade externa e oportunizar momentos de trocas de experiências advindas da sociedade e do conhecimento adquirido dentro do campus”, destacou.

Na extensa programação da Semana ETC, as pessoas puderam participar de atividades de diversas áreas. Aconteceram cine-debates sobre cultura negra, direito à moradia, matemática no dia a dia; palestras sobre marketing, criptografia digital, prototipagem eletrônica, Segunda Guerra Mundial e matemática nos esportes; oficina de leitura e escrita criativa; roda de conversa sobre programas de acesso ao ensino superior; o 2º Encontro de Profissões; a primeira edição do festival de música IF In Concert; e palestras sobre a LIBRAS nas diversas áreas de ensino.

Tathianna Dawes, professora de Libras, destacou a importância da inclusão de práticas de ensino para o surdo na educação bilíngue da matemática. “É necessário que o professor demonstre interesse no trabalho do aluno surdo, porque realmente falta capacitação básica para o ensino das disciplinas”. A professora, em sua palestra e oficina, apresentou diversos materiais adaptados para o ensino bilíngue.  “O material não precisa ser caro, pode ser ajustado de modo barato para trazer a acessibilidade. Isso transforma a aprendizagem da matemática em um momento de brincadeira e de criatividade para o surdo”, acrescentou.

A 1ª Semana de Libras foi oportuna ao debater ensino e aprendizagem do surdo, já que esse foi o tema da redação do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem. A proposta de redação intitulada “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” fez parte da primeira prova do exame, que aconteceu no dia 5 de novembro.

A integração contou com participação de alunos de outros campi. Cristofer Alexandrino, do campus São Gonçalo, afirmou ter sido uma experiência incrível. “Quem assistiu às palestras conseguiu compreender diversos assuntos, desde LIBRAS até criptografia digital. Valeu muito a pena”. O estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho destacou que eram muitas atividades simultâneas, o que dificultou participar de todas, mas que tentou escolher o que mais se aproximava de sua área de formação.

Cultura com ciência

Durante a programação, a cultura teve um espaço importante. Foi possível conhecer pontos turísticos de Niterói, num dos poucos dias de sol da semana, com a Caminhada Cultural; ouvir bastante música e cantar junto aos participantes do IF In Concert; assistir a filmes e acompanhar debates com as diretoras dos curtas-metragens “Casas marcadas” e “Tia Ciata”. Além disso, teve início o Troca-Troca de livros, atividade que permitiu o compartilhamento de obras entre os participantes.

Como atividade de extensão, o evento proporcionou parceria com diversas organizações. Das diretoras dos curtas apresentados aos palestrantes convidados, foi possível trazer muitos profissionais experientes para a troca de conhecimento. A semana foi realizada em parceria com a Prefeitura de Niterói, o Núcleo de Produção Digital – NPD, Unilasalle, Engeprat, A Liga 3D, comuREDE, Casa Góes Musical e NitColor.

A 1ª Semana ETC foi encerrada ao som da festa mais característica do Rio de Janeiro: o carnaval. Os participantes puderam se divertir, cantar e dançar ao som do bloco carnavalesco Butano na Bureta, que nasceu no campus Rio de Janeiro, no Maracanã. O bloco saiu do auditório da Fundação Oscar Niemeyer e seguiu pelo Caminho Niemeyer - a animação foi geral.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no ano de 2018 será trabalhado o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Tema relevante, que deixou os organizadores da Semana ETC animados.