Egressa do IFRJ aprovada no Inteli, Instituto de Tecnologia e Liderança

A ex-aluna do Campus Niteroi Kaylane Vasconcelos se formou em Informática no ano de 2021, e recentemente foi aprovada em Sistemas de Informação pela Inteli, Instituto de Tecnologia e Liderança.

A seguir, ela nos conta um pouco mais sobre essa conquista:

Kaylane, qual foi a importância do IFRJ na sua trajetória?

Sem o IFRJ eu não teria conquistado nada do que tenho até hoje, provavelmente teria um currículo vazio e uma mente fechada. Eu vivi intensamente a educação, extensão e pesquisa no Campus Niterói, construindo uma trajetória acadêmica que me fizesse ser aprovada no Inteli, já que eles possuem um processo seletivo holístico, como os das faculdades dos EUA. Então, além das minhas notas e habilidades matemáticas e lógicas, eles analisaram minhas extracurriculares, minha capacidade crítica e outras soft skills como comunicação, liderança e trabalho em grupo, e por ser aluna do IFRJ eu consegui ter uma formação completa que fizesse com que eu me encaixasse no perfil de aluno que a universidade procurava.

Na sua opinião, como esse projeto impacta a sua vida e a de outros estudantes?

Hoje posso declarar a frase "A favela venceu" e isso porque tive minha história transformada através da educação e da tecnologia, desviei do estereótipo de menina favelada sem perspectiva de futuro para uma programadora que vai para a capital de São Paulo estudar numa faculdade de elite. A educação pode mudou a minha vida e eu vou poder mudar a vida de outras pessoas através da tecnologia.

Quais são as bases do projeto/o que ele representa?

O Inteli tem o aprendizado totalmente baseado em projetos reais ligados a grandes empresas brasileiras, então os alunos aprendem na prática e já vão montando um portfólio repleto de projetos. Além disso possui vários clubes como robótica e desenvolvimento de jogos que já ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais.

Fale um pouco sobre a sensação provocada por essa conquista

O inteli é uma faculdade particular e mesmo assim realiza processo seletivo para escolher os alunos que vão entrar, assim como várias universidades do exterior, porém dão bolsa para os alunos com bom desempenho acadêmico e que possuem necessidade financeira, no meu caso eu ganhei bolsa de 100% da mensalidade, auxílio moradia, auxílio alimentação, auxílio notebook e auxílio para curso de inglês. Para mim, é um sonho que eu estou realizando e vou poder ser exemplo para outros jovens da minha comunidade, mostrando que eles também são capazes de mudar sua história. Estou feliz por poder carregar o nome do IFRJ para outros estados e futuramente outros países, esse instituto merece o reconhecimento por mudar a vida de tantos jovens de uma forma extraordinária.  Sou eternamente grata a tudo que IFRJ me proporcionou. Passei para Sistemas de Informação e começo a estudar lá no dia 28 de fevereiro.

foo de rosto da aluna