Egresso do Campus Arraial do Cabo é aprovado em universidade norte-americana

Cauã dos Santos Rodrigues, técnico em Informática, formado no 1º semestre de 2022 pelo Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), acaba de dar mais um passo importante em sua trajetória acadêmica. Cauã foi aprovado na Vanderbilt University para a escola de Artes e Ciências.

A notícia foi recebida com grande alegria por todos os professores que o acompanharam e o viram se destacar pela dedicação e comprometimento com os estudos. Segundo ele, o resultado é fruto de anos de esforço, mas também de uma formação de qualidade oferecida pelo IFRJ.

No Instituto, Cauã, por se destacar academicamente, foi selecionado pelo professor Bruno Lima para ser bolsista na área de Língua Portuguesa e desenvolveu pesquisa sobre questões sociolinguísticas e pragmáticas na formação de palavras. O professor Bruno explicou que Cauã, além de ampliar consideravelmente seus conhecimentos linguísticos e sociológicos, aprimorou seus conhecimentos acerca de questões metodológicas associadas à pesquisa e acredita que a habilidade para a pesquisa acadêmica adquirida no IFRJ, certamente, auxiliará o estudante em sua nova trajetória acadêmica.

"O IFRJ foi fundamental! Não conseguiria ter acesso à educação pública dessa qualidade em nenhum outro lugar, além de ter me ajudado também a entender minha própria identidade e o impacto que gostaria de deixar no mundo", afirmou Cauã.

A universidade em questão, fundada em 1873, é uma instituição particular de pesquisas localizada em Nashville, no estado do Tennessee. Recebe atualmente, mais de 12 mil estudantes e oferece cursos através de suas quatro escolas e faculdades de graduações: Faculdade de Artes e Ciências, Escola de Engenharia, Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano, e Escola de Música.

Cauã explicou que diferente das instituições brasileiras, o processo seletivo para ingresso em Vanderbilt não é através de uma prova. “Para ingressar, a universidade leva em consideração diversos fatores na tomada de decisão. Avaliou o rigor da minha escola, no caso o IFRJ, minhas notas durante todo o ensino médio, as atividades que fazia fora da sala de aula, entrevistas, cartas de recomendação de professores, redações narrando a minha história de vida e muito mais. Foi um processo muito longo, mas contei com o auxílio de uma mentoria gratuita chamada Prep Estudar Fora que me auxiliou com todas as questões e ainda pagou as taxas que eu não conseguia pagar.”, declarou o jovem de 19 anos, que também foi aprovado para o curso de Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense.

Cauã, que pretende cursar Ciências Políticas e Desenvolvimento Humano e Organizacional, está ansioso com a viagem e para viver novas experiências. “Vai ser a minha primeira vez fora do país, então estou muito animado para viver essa imersão num ambiente completamente novo. Estou indo para o Sul dos Estados Unidos, para Nashville, conhecida como cidade da música pela quantidade de bares musicais e concertos de
músicas, logo quero muito conhecer a cena musical da cidade. Por fim, tenho vontade de conduzir pesquisa voltada a entender fenômenos sociais que acontecem no Brasil, já que quero voltar para cá depois de completar meus estudos", disse.

Colaboração: Verônica Trindade Marques