Encerramento e premiação da Semana da Química

auditório do campus Rio de Janeiro lotado

Os alunos do campus Rio de Janeiro finalmente conheceram os projetos discentes vencedores da 37ª edição da Semana da Química. Na ocasião, também foram realizadas a “Manhã de Astronomia”, que contou com a solenidade de premiação da Olimpíada de Astronomia, e a festa de Halloween, que recebeu alunos fantasiados na quadra poliesportiva da unidade. Os eventos aconteceram no dia 20 de outubro.

Antes da solenidade de premiação, a diretora-geral do campus, Florinda do Cersosimo; o diretor de Ensino, Daniel Vieira; o diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão, Clenilson Sousa; e a coordenadora de Extensão, Roseantony Bouhid, compuseram a mesa de encerramento da Semana da Química.

Roseantony Bouhid agradeceu a todos que participaram e ajudaram a realizar a edição deste ano do evento. “Essa Semana aparece para mostrar porque nós existimos e fizemos isso muito bem”, comentou Roseantony. O diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão, Clenilson Sousa acrescentou: “Vocês são a alma disso aqui, a gente só existe por causa de vocês. Muito obrigado a todos”.

Premiação da Olimpíada de Astronomia

O diretor de Ensino Daniel Vieira também exaltou a contribuição de todos que fizeram a Semana da Química acontecer e comparou o evento à chegada da primavera. “Acho que o campus fica mais bonito na nossa primavera, que é a Semana da Química, onde nós vemos alunos e servidores da educação, professores e técnicos administrativos, incluídos no espirito de fazer a escola florescer e dar frutos”, disse.

A diretora-geral Florinda Cersosimo citou a comemoração dos 75 anos do IFRJ, que inaugurou o evento. “Foi muito bonito recordar o passado para entender o presente e pensar no futuro. E o futuro são vocês, pois as sementes que vocês plantaram em muitas das pessoas que nos visitaram”, afirmou.

Após a mesa, foi realizada a premiação dos vencedores. O projeto intitulado “Mundo dos polímeros” foi o mais visitado. Já pelo júri popular, “Câmera, Química e Ação” ganhou e “Arduíno: a era tecnológica” foi o 2º colocado. Na categoria Didático/Expositivo, os grupos “IFRJ Photo”, “Nem só de crimes vivem os microorganismos” e “Chá com Alice no País das Maravilhas: descobrindo as plantas medicinais” ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, e irão se apresentar no Espaço Ciência Viva.

Festa Halloween

Na categoria Científico/Tecnológico, o trabalho "MOF a partir de PET e Glicerol: Diversidade de Processos e Tecnologia Sustentável " foi o 1º colocado. Já em 2º lugar, houve um empate entre os grupos " Arduino: a era tecnológica " e "Grumixama: a esperança vinda da Mata Atlântica". E em 3º, ficou " Synadenium: O Leite que Cura Também Mata”. Todos os três projetos irão ser apresentados na MOSTRATEC, feira de Ciência e Tecnologia realizada anualmente no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos "Synadenium: O Leite que Cura Também Mata", "Quitosanta aderiu, a dor sumiu!" e " Arduino: a era tecnológica "foram, respectivamente, 1º, 2º e 3º colocados em Inovação. Os dois primeiros grupos vão expor os seus projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que ocorre em São Paulo.