Logo IFRJ

Encerramento do Graphica 2019

O International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design (Graphica) 2019, ocorreu de 24 a 27 de setembro. O evento, sediado pelo Colégio Pedro II, teve seu encerramento na Casa Firjan e contou com a presença de docentes do Campus Belford Roxo. O IFRJ participou da organização desta edição.

O último dia de Congresso foi marcado por uma palestra que exaltou a importância do desenho em diversas profissões. Estavam presentes na mesa de debate: a cirurgiã plástica, Stella Mariz; o artista plástico, Carlos Eduardo Félix da Costa; a geriatra, Tania Guerreiro Martins; o doutor em Matemática Aplicada, Gilson Braviano; e o superintendente de Inovação da Finep, Newton Hamatsu.

Stella Mariz deu ênfase à filosofia e teve sua fala aplaudida. “A filosofia trouxe uma compreensão muito mais profunda sobre a ética, e a relação com o paciente tem que ser assim. A arte forma a percepção do olhar e o desenho é fundamental para minha profissão, pois ela é feita na superfície da pele antes de qualquer procedimento. Não há cirurgia sem o desenho”, disse.

O Graphica é um evento internacional que acontece a cada dois anos. Segundo Gilson Braviano, representante da Associação Brasileira de Expressão Gráfica (ABEG), responsável por organizar esse evento, o grande destaque dessa edição foi a densidade da informação. “Foi densa no sentido de ter muitos palestrantes, muitas mesas de discussão com pessoas de universos diversos, desde um matemático até médicos e artistas. Isso é muito rico, pois conseguimos tirar o desenho da invisibilidade e mostrar que ele está presente em todas as profissões, não apenas como um ‘desenhozinho’, mas enquanto ciência da forma”, concluiu.

A próxima edição será realizada em 2021, em Recife - Pernambuco.

Colaboração: Luana Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS