Logo IFRJ

O encontro com as baleias em Arraial do Cabo

A turma MAM 151, do Curso Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente, realizou no dia 1 de agosto uma atividade de campo que colocou os estudantes em contato com as baleias jubarte, que estavam de passagem pelo litoral do Estado do Rio de Janeiro.

O pesquisador Marcelo Tardelli orientou a atividade pedagógica de campo “Observação de baleias-jubarte em rota migratória por Arraial do Cabo”, realizada no Mirante da Praia Brava no Morro do Pontal do Atalaia, a convite da professora Margarete Pereira Friedrich, à frente da disciplina Ecologia dos Ecossistemas Costeiros do Campus Arraial do Cabo do IFRJ.

Marcelo Tardelli é especialista em baleias, doutor pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) da Marinha do Brasil, instituição parceira do Campus Arraial do Cabo.

Margarete Friedrich disse que atividades de campo desta natureza são muito importantes na formação profissional e pessoal dos alunos dos cursos técnicos em meio ambiente, visto que permitem uma vivência prática dos múltiplos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, principalmente agora, após dois anos de aulas remotas e isolamento social, devido à pandemia da covid-19.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS