Encontro de Ex-alunos, velhos tempos, belos dias

O tradicional Encontro de Ex-alunos do Canp / IFRJ Pinheiral aconteceu no dia 13 de julho. O evento é realizado a cada dois anos e em sua 8° edição reuniu cerca de mil pessoas entre alunos egressos, ex-professores, ex-diretores, servidores e autoridades.

O encontro teve o objetivo de acompanhar e registrar a carreira seguida pelos alunos egressos, além de possibilitar o reencontro entre colegas de turma e relembrar as boas histórias deixadas na instituição.

A abertura oficial do evento contou com a fala do reitor do IFRJ, Rafael Almada, do diretor-geral do campus Pinheiral, Marcos Fabio Lima, do ex-diretor e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, José Arimathéa, do prefeito da cidade, Ednardo Barbosa, do porta-voz da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Adriano Lizarelli e do organizador do evento, Paulo Roberto da Silva.

O dia foi marcado por uma programação especial com a mostra “O campus em exposição: o passado em imagens e objetos” no auditório do Centro de Visitantes Espaço Ecológico Educativo (EECoE); encontro de fuscas, inauguração da Galeria de Diretores no hall de entrada do prédio administrativo e shows musicais com apresentações de egressos.

Marcos Fabio revelou sua satisfação pela realização do encontro “É a primeira vez que eu trabalho na organização do evento como diretor-geral, e receber durante e após o encontro elogios de ex-alunos pela estrutura do evento é gratificante”. De acordo com o diretor, o encontro, também, proporciona a divulgação do campus “O evento gerou impacto na cidade. Houve um aumento nos hotéis e pousadas” destacou.

Marcos de Castro Pena, Técnico em Agropecuária, formando da turma de 1982 e atual professor do campus destacou a importância do evento “O encontro é uma oportunidade singular de rever colegas que estudaram conosco e também os ex-alunos”. Marcos frisou, ainda, que a instituição constrói cidadania: “Vê que o colégio fez a diferença na vida do estudante é muito satisfatório” comentou.

A egressa, Alicia Finoti, Técnica em Agropecuária, formanda da turma de 2015 comentou sobre sua volta ao campus: “Muito bom retornar e reencontrar os amigos que se formaram com a gente”. Segundo ela, devido à rotina de cada um entre faculdade e trabalho fica mais difícil reunir todos: “O evento, portanto, é um canal de integração para juntar a grande maioria” concluiu.

Para Tauann Fernandes, Técnico em Meio Ambiente, formando da turma de 2012, o encontro possibilita ver o perfil da geração de alunos que estudaram no campus. “Muita coisa mudou, mas a energia é a mesma. É uma nostalgia voltar na escola”. Tauann, que saiu da cidade de Mendes para estudar no campus Pinheiral, comentou que a instituição o ajudou a fazer escolhas para o futuro. “Nesse espaço à gente aprende a viver um pouco fora de casa e amadurece. Hoje estudo em uma universidade em Minas Gerais” ponderou.

Já o egresso Nery Alvarenga, Técnico em Agropecuária, formando de 1972, disse que saiu do estado do Mato Grosso do Sul para estudar no antigo Colégio Agrícola Nilo Peçanha. Para ele, é uma grande satisfação participar do evento e reencontrar seus conterrâneos e colegas de classe. “O evento é fundamental para que recordemos e revitalizemos esse formato de ensino que já não é muito comum no Brasil” frisou.

O primeiro encontro ocorreu no ano de 2006, quando um grupo de professores e ex-alunos da instituição decidiu organizar um evento de reintegração e reencontros.

Para saber mais:

Quem passa pelo hall de entrada do prédio administrativo do campus Pinheiral pode visualizar a Galeria de Diretores da instituição, inaugurada no dia 13 de julho.

A mostra tem o objetivo de preservar o registro histórico de todos aqueles que contribuíram na construção da instituição. Segundo o diretor-geral, Marcos Fabio Lima, a montagem do espaço realizou-se por meio de um trabalho voluntário. “Houve toda uma mobilização e doação para que o projeto saísse do papel. Agradeço a toda direção-geral, os ex-diretores, a prefeitura do campus, o setor de engenharia e a ascom pelo apoio e suporte prestado”.

Colaboração: Filipi Meireles​