Logo IFRJ

Encontro dos NEABIs no FLIDAM 2018

Encontro dos NEABIs no FLIDAM 2018

O IFRJ, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Coordenação-Geral de Gênero e Diversidade (CoGED), realizou o “II Encontro dos NEABIs”. O evento, que aconteceu no dia 22 de novembro, fez parte da programação do VI Festival Literário Internacional da Diáspora Africana (FLIDAM) de São João de Meriti.  

O objetivo do encontro foi reunir pesquisadores, educadores e estudantes dos Núcleos de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs), para trocar experiências das ações desenvolvidas em cada campus e, assim, gerar o fortalecimento da rede.

Segundo a coordenadora do NEABI do campus Engenheiro Paulo de Frontin, Isabella Menezes, o FLIDAM é um evento importante porque viabiliza a questão da diáspora africana na Baixada Fluminense, em uma cidade com grande parte da população negra. “É fundamental recuperarmos nossas raízes culturais através de eventos como esse. Por exemplo, a partir da promoção dos encontros dos Núcleos do IFRJ, foi possível dividirmos experiências e construirmos nosso fortalecimento enquanto coletivo. Precisamos pensar propostas pedagógicas relativas à questão afrodescendente e aos povos indígenas em nossas escolas e sociedade. Precisamos seguir, e, juntos, é bem melhor”, falou.

O coordenador-geral de Gênero e Diversidade, Edy Lawson Silva Santos, disse que é importante a criação desses espaços, especialmente agora que o regulamento do NEABI foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup). Segundo ele, apesar de alguns Núcleos já atuarem há bastante tempo, foram institucionalizados e precisam ocupar espaços de poder nos campi:  “A aprovação do regulamento foi um passo importante, e agora é a hora de operacionalizar o trabalho”, comentou. Ele ressaltou que é significativo o intercâmbio entre os trabalhos dos Núcleos de cada campus e, ainda, incentivou a criação de uma agenda para participação dele e de outros coordenadores no maior número de eventos, a fim de que o trabalho ultrapasse o mês de novembro. 

Os NEABIs participaram do FLIDAM durante toda a semana, com atividades como: apresentação da banda do campus Paracambi, no palco principal do evento; trabalhos expostos realizados pelos campi Rio de Janeiro e Realengo, além de um encontro de representantes dos campi São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Engenheiro Paulo de Frontin, Duque de Caxias e Volta Redonda.

Para Lucineide Lima, coordenadora do NEABI do campus Duque de Caxias, uma roda de conversa é importante para a troca de experiências: “O que aconteceu no FLIDAM foi além disso. A mesa com representantes dos Núcleos do IFRJ foi um verdadeiro espaço de escuta e troca. Essa interação afetuosa favorece o crescimento de todos os discentes, docentes, NEABIS e do Instituto”, disse.

O coordenador-geral, Edy Santos, avaliou o encontro como positivo, especialmente em um espaço como o FLIDAM. Para ele, os NEABIs são um caminho e uma ferramenta importantes para o enfrentamento do racismo e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “O IFRJ tem um papel muito significativo na educação dos jovens, que podem tornar essa sociedade possível”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS