Entrega de quadra esportiva do Campus Eng. Paulo de Frontin

A quadra esportiva do Campus Engenheiro Paulo de Frontin foi entregue na manhã de segunda-feira, 17/02. O equipamento, tão desejado pelos alunos e servidores, foi recebido com alegria e muita comemoração por parte da comunidade interna do campus.

“Inaugurar a quadra é um momento ímpar, a realização de um sonho da nossa comunidade. A partir do momento em que a gente inicia, em 2018, o Ensino Médio, começamos a almejar a possibilidade de ter uma quadra. Dentro dos nossos planos futuros estão a ampliação do espaço poliesportivo, com piscina, campo de futebol. Então, receber essa quadra é um marco, um ponto de partida para o campus se tornar também referência na área de esporte”, afirmou Ricardo Esteves Kneipp, diretor-geral do campus.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, destacou que a inauguração da quadra cria mais um espaço de infraestrutura para o campus para potencializar as atividades de ensino. “Os alunos estão muito animados com o fato de poder usar a quadra. Mas mais do que isso, a quadra traz um fator de qualidade de vida, amplia a possibilidade de os servidores também fazerem atividades aqui”, ressaltou.

O professor de educação física Francisco Andrade disse estar muito feliz com a entrega da quadra, que lhe possibilitará dar aulas com mais qualidade. “A quadra é a minha sala de aula. Tínhamos condições precárias aqui e os alunos sentiam essa falta. Hoje temos um laboratório de estudo de primeira qualidade”, afirmou ele, que disse ainda que o espaço irá suprir uma necessidade não só interna, mas do município: “A região de Paulo de Frontin tem uma carência de espaços como esse. Eu, como profissional de educação física, sei da importância que o esporte tem para a nossa qualidade de vida, saúde e espírito coletivo. A Organização Mundial da Saúde divulgou dados alarmantes sobre o nível de sedentarismo e da relação da falta de atividade física com a ocorrência de doenças como a depressão e a ansiedade. E é uma felicidade muito grande ‘dar um pontapé inicial’ para fomentar as atividades físicas no campus”, disse.

A aluna Beatriz Haugonte, de 22 anos, está no 5º período do Cursos Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e é presidente da Atlética do campus há dois anos. Ela explicou que a quadra era uma demanda antiga dos alunos e que chegaram a pensar em fazer uma arrecadação entre os alunos para reformar o espaço. “Assim que assumi a presidência da Atlética, falei com o Kneipp que queríamos cercar o espaço que usávamos como quadra e pensamos em fazer uma ‘vaquinha’ para atingirmos esse objetivo. Chegamos a começar a arrecadação, mas foi quando veio a notícia de que a Reitoria iria interceder para a construção da quadra. Ficamos muito felizes e agora, quase dois anos depois, estamos com a quadra nova. Já definimos com o professor Francisco todos os horários de utilização do espaço e conseguiremos desenvolver todas as atividades que queríamos”, comemorou.