Logo IFRJ

Equipe do IFRJ vai a Brasília para ampliar diálogo com parlamentares, MEC e Conif

Uma equipe do IFRJ, conduzida pelo reitor Rafael Almada, esteve em Brasília para conversar com parlamentares e participar de reuniões no MEC e no Conif, durante os dias 4 a 7 de novembro.  

Além de Rafael, estavam presentes os diretores gerais dos campi Engenheiro Paulo de Frontin, Pinheiral, Realengo, Rio de Janeiro, Resende e São Gonçalo, além da pró-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella; Planejamento e Administração, Igor Valpassos, e do diretor de Articulação Institucional, Eládio Bandeira.

De acordo com o reitor, o objetivo da visita foi o de agradecer as emendas parlamentares individuais, que serão de cerca de 5 milhões em 2020, além de apresentar as conquistas do IFRJ e ratificar a importância da Instituição para o Estado do Rio de Janeiro.

Equipe IFRJ ao lado de Benedita da Silva
Equipe ao lado da deputada federal Benedita da Silva

Na reunião do Conif, os diretores tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do Conselho, a estrutura e dinâmica das atividades, além de apresentarem aos reitores o funcionamento dos campi.

A equipe do IFRJ também participou de reuniões no MEC, em dois momentos: uma com o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal (CGPOG), Weber Tavares da Silva Júnior; e a segunda com secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Culau, e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Tomás Santana.

O reitor do IFRJ disse que foi possível apresentar as principais demandas do IFRJ, uma vez que os diretores que participaram da visita representam os campis que já possuem projetos e necessitam de recursos para viabilizar a conclusão de obras. “Em São Gonçalo, estamos tentando viabilizar recursos par a reforma do CIEP que recebemos; em Resende, precisamos de recursos para a reforma do 2º andar, e assim aumentarmos o número de matrículas; em Paulo de Frontin, temos que construir o refeitório e o complexo esportivo; já em Pinheiral temos que finalizar a obra do prédio de graduação e iniciar a obra do restaurante; em Paracambi, o foco é a construção do centro de memória da indústria têxtil e do refeitório, e no Campus Rio de Janeiro estamos tentando uma mudança na legislação, para permitir a construção de um prédio novo”.      

Rafael disse também que a participação dos diretores de campi nessas visitas é sempre muito importante, porque trata-se de um processo de interação, da oportunidade de apresentar o IFRJ para parlamentares e ampliar a visibilidade da instituição. “Pela primeira vez, fazemos uma articulação integrada Reitoria/Campi, e isso é fundamental, pois o objetivo maior é sempre valorizar o IFRJ”.  

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS