Equipe Jaguar se classifica em terceiro lugar na Petrobras Expo Robótica

Alunos da equipe Jaguar do campus Volta Redonda ficaram em 3° lugar na Petrobras Expo Robótica. O evento, que foi realizado no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro, aconteceu de 27 a 29 de novembro.

A competição simulava uma plataforma de petróleo, onde o robô deveria fazer uma leitura dos instrumentos pertencentes a ela: manômetro, válvula e painel de motor com a função liga e desliga. O robô Tino, utilizado pela equipe para esse desafio, deveria andar pela arena identificando o local em que se encontravam os instrumentos e quais eram esses instrumentos, processando todos os dados de forma autônoma, para que ele pudesse realizar as funções em uma plataforma real.

“Na competição a gente tinha que manter um bom relacionamento com as outras equipes. Por ser da Petrobrás, não visava ter um vencedor, mas sim a interação das equipes”, comentou o aluno do 4° período do curso Técnico em Automação Industrial, Vinícius Martins.

Os discentes tiveram dois dias de testes na arena antes da competição, para que o robô se adaptasse. No último dia do evento, a equipe realizou duas provas, uma no ambiente em que eles já estavam trabalhando com o robô e a outra no palco da Expo Robótica, que visava expor ideias, palestras, robôs industriais e de faculdades.

A Jaguar foi uma das dez equipes classificadas na pré-seleção, sendo a única de ensino médio. A equipe responsável pelo robô Tino é formada por cinco estudantes e foi representada pelos alunos de Automação Industrial: Bianca Campos (2° período), Arthur Arruda (4° período) e Vinícius Martins (4° período).