Equipe Lilás de destaca nos Jogos Intercampi 2019

A quarta edição dos Jogos Intercampi aconteceu no dia 26 de outubro, tendo por mais um ano o Campus Pinheiral como anfitrião do evento. Estiveram presentes os campi: Arraial do Cabo; Duque de Caxias; Engenheiro Paulo de Frontin; Nilópolis; Paracambi; Pinheiral; Resende; Rio de Janeiro; São Gonçalo e Volta Redonda.

Ao entrar no Campus Rio de Janeiro, já eram nítidas a animação e a empolgação de todos os estudantes ali presentes, que às 6h30 da manhã já brincavam e cantavam algumas músicas. A delegação saiu em dois ônibus com 71 integrantes, sendo 49 atletas, que neste ano, competiram nas seguintes modalidades: futsociety masculino e feminino, tênis de mesa, xadrez, voleibol de quadra e areia mistos, além, do grupo do departamento de Dança Ana Reis. Cada campi foi responsável por defender uma cor, e, assim, o Campus Rio de Janeiro ficou com a cor lilás.

estudantes no onibus

Para a estudante Helen Gama, do 5º período do curso Técnico em Biotecnologia, essa foi a primeira oportunidade de participar dos Jogos Intercampi. “Foi uma experiência muito boa poder defender o campus, jogando e tendo uma torcida que apoiava e acreditava no potencial de todo o time”. Helen competiu pelo futsociety feminino, acabou na segunda colocação, ainda interagiu com outros alunos, se divertiu e frisou que o foco principal não era vencer e sim aproveitar o dia em grupo.

“A interação foi muito importante, conheci pessoas novas e até cursos técnicos que são oferecidos pelo IFRJ, que eu não sabia que existiam”, conta. Essa é uma função que o esporte desempenha muito bem, tornando-se uma grande ponte como ferramenta de união e os Jogos auxiliam de certa maneira nesse processo. “Mesmo não tendo tanto contato com todas as meninas do nosso time, poder nos juntar e dar o nosso melhor é incrível”, finaliza Helen.

Enquanto para alguns essa foi a primeira oportunidade de participar do Intercampi, para outros, foi a última. Foi o que aconteceu com a aluna Gabriela Pinheiro do curso Técnico em Meio Ambiente, que acabara de se formar e já esteve em Pinheiral três vezes para competir. Além de técnica da equipe de voleibol, Gabriela também jogou e junto do seu time, chegou até a final, onde enfrentaram o time da casa e perderam, terminando na segunda colocação. “Estar aqui pela última vez foi muito especial. O frio na barriga que senti na primeira vez, eu senti hoje e isso foi até o último jogo”.

Na final do voleibol de quadra (misto), Gabriela esteve presente com seu time, e ao fim do jogo, o espirito coletivo prevaleceu. Mesmo com a derrota, a torcida do Campus Rio de Janeiro fez bonito e deu um abraço coletivo ao redor do seu time, mostrando justamente essa união. “Estamos ali para nos divertir e pôr em prática tudo que aprendemos em grupo, faz com que possamos nos desenvolver como líder, atleta e pessoa. Tentei passar para eles que o grupo é muito mais forte do que o individual e acho que conseguimos mostrar isso para todos”, garante a estudante.

jogo de futebol

Cada dia mais os alunos estão mais preocupados em participar e ganhar passa a ser uma consequência disso. É o que conta a professora de Educação Física, Gabriela Conceição, que esteve à frente do projeto “IFRJ em ação” que tem como ideia reunir alunos durante o horário de almoço de 12h as 13h, para que pudessem interagir e formar as equipes. Neste ano, a professora foi a responsável por levar a delegação para os IV Jogos Intercampi.

“A maior mensagem que o evento pode passar é a integração. É a possibilidade de termos um evento que além de mostrar o que cada um tem feito dentro do seu campus, realça também que somos o IFRJ, para além desses campi, é uma Instituição única. Por isso, a integração e socialização são os maiores aprendizados”.

RESULTADOS DO CAMPUS RIO DE JANEIRO

Segundo colocado no Futsociety feminino.

Segundo colocado no Voleibol de quadra misto.

Campeão e quarto colocado no Xadrez.

Segundo e quarto colocado no Tênis de mesa.

Terceiro colocado no Voleibol de areia misto.

Colaboração: Fernanda Monteiro