Logo IFRJ

Equoterapia avança no campus

O projeto de Equoterapia está realizando atividades de preparação para o início dos atendimentos, previsto para fevereiro de 2024. Ambientação dos profissionais ao espaço, treino de contato com os cavalos, dinâmica de atendimento, teste de aptidão dos animais e preparo dos materiais. Além disso, a equipe está trabalhando na confecção de fichas de triagem e avaliação de atendimentos.

 Em setembro de 2022, a equipe do projeto realizou um curso de Equoterapia Básica. No dia 09 de novembro deste ano, servidores do campus participaram de uma atividade de simulação de atendimento. As atividades de Equoterapia no Campus Pinheiral pretendem atender estudantes da APAE – Pinheiral e crianças encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde, com necessidades de tratamentos terapêuticos, motores e de equilíbrio, dentro de critérios de elegibilidade. Na Equoterapia, o cavalo é um agente promotor de ganhos físicos e psíquicos. A atividade exige a participação do corpo inteiro e pode desenvolver, assim, a força muscular, o relaxamento e a conscientização do próprio corpo dos assistidos.

Destaca-se, ainda, o trabalho do José Augusto no ferrageamento e treino dos animais.

As estudantes do curso de psicologia, Leidiane Miranda e Simara Iagues, também estão envolvidas no projeto com atividades de estágio.

O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Pinheiral, da APAE do município e da Associação Coletivo Azul (ACA).

Colaboração: Ascom Pinheiral

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS