Escolas municipais visitam o campus Duque de Caxias

Alunos do nono ano das escolas municipais Helena Aguiar de Medeiros, localizada no bairro Centenário, e Santa Luzia, situada no bairro Parque Equitativa, visitaram o Campus Duque de Caxias do IFRJ no dia 04/09.

A diretora-geral do campus, Maria Celiana Pinheiro, e o diretor de Ensino, Rafael Bernini, acolheram os estudantes e explicaram sobre a estrutura da escola, as formas de ingresso, e os núcleos e projetos que incluem alunos e professores.

Coordenadora do curso de Técnico em Plásticos, a professora Tereza Cristina Rocha fez uma breve apresentação dos três cursos técnicos oferecidos na modalidade integrado ao Ensino Médio (Petróleo e Gás, Plásticos e Química).

Tereza explicou as regras do processo seletivo para 2020, que terá as inscrições encerradas no próximo dia 15, incentivando os estudantes visitantes a se inscreverem e divulgarem os cursos oferecidos no campus aos familiares e conhecidos.

Participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), as alunas da Licenciatura em Química, Melissa Costa e Bruna Leite realizaram experimentos químicos para os visitantes, proporcionando uma outra forma de entender a Química e seus processos. Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios do campus.

Orientadora educacional da escola Helena Aguiar de Medeiros, a pedagoga Rosemary Mattos falou sobre a importância de visitar a instituição. “Visitar essas escolas técnicas é significativo sim para a comunidade, pois amplia a perspectiva dos alunos da nossa escola, dos moradores do bairro”, afirmou a profissional, que acredita no potencial dos seus alunos.

Clair Delgado, diretora da escola Santa Luzia, considerou a visita como um estímulo aos alunos. “Existe uma dificuldade deles se verem como público-alvo dessas escolas, muitas vezes não se reconhecem como alunos que podem estudar em institutos federais, em escolas técnicas de grande visibilidade”, explicou a diretora, que trouxe vinte oito alunos para conhecer o campus.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira