Espaço Ciência Interativa é destaque em evento no Pará

O Campus Mesquita, através do Espaço de Ciência Interativa (ECI), está participando da 76ª reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciência (SBPC), em Belém/PA, entre os dias 7 a 13 de julho de  2024.

As atividades acontecem no Campus da Guamá da UFPA. A reunião chega a receber 15 mil visitantes de todo o país para debater políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação, e contou com a participação do reitor Rafael Almada. Esse é considerado o maior evento de divulgação científica da América Latina.

Na reunião haverá mais de 286 atividades, incluindo debates, mesas-redondas, diversas conferências, palestras e cursos. Participam do evento as ministras Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Nísia Trindade (Saúde) e Camilo Santana (Educação), destacando o amplo alcance e a importância  do evento.

alunos em um estande, usando coletes azuis, fazem demonstrações com aparelhos para o público

"A Reunião Anual da SBPC é um importante lugar para a troca de experiências e aproximação com outras instituições com o objetivo de formar parcerias", disse Sérgio de Souza Henrique Júnior, coordenador do ECI.

A SBPC Jovem vai acolher 71 estantes e tendo feiras do conhecimento de 12 estados do Brasil. Assim, o Circo da Ciência é o espaço que está recebendo o ECI durante o evento. Além do ECI estudantes do Ludo Ciência do Campus Volta Redonda também marcaram presença no evento.

estudantes do Campus Volta Redonda posam no estande do Ludo Ciencia

Durante a SBPC, o espaço de ciência interativa brinca com os sentidos humanos, realizando oficinas sobre imagens 3D que ensinam o processo da formação da imagem tridimensional de maneira interativa, na percepção do olfato com a experiência de sentir cheiros conhecidos