Logo IFRJ

O esporte como fonte de integração

Das práticas esportivas do campus Pinheiral ao destaque em campeonatos. O estudante do terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente, João Vitor dos Anjos, conquistou o 3º lugar na II Etapa do Campeonato Brasileiro de Corrida de Orientação, realizada na cidade de Cristalina, Goiás, em junho. Já Nathan Belan Ferreira Tebaldi, estudante do segundo ano do curso técnico em Informática, obteve a 6ª colocação no 1° Torneio Outdoor Brazilian Bar de Tiro com Arco - Arquearia Volta Redonda, realizado em Rio Claro, Rio de Janeiro, também em junho.


Nathan Belan Ferreira Tebaldi

 

Os estudantes são praticantes dos esportes através de projetos de extensão do campus Pinheiral. Para João Vitor, tais atividades de extensão trazem novas perspectivas aos alunos, além das acadêmicas. Ele acrescenta: “Esses projetos servem como válvula de escape para a rotina de trabalhos, listas, provas e exercícios,” afirmou. Nathan concorda: “são formas de aliviar as tensões do dia a dia dos estudantes. Ficar o dia todo na escola é cansativo e os projetos de extensão estão à nossa disposição para serem uma forma de descanso, ser o diferencial do dia a dia dos alunos”, disse. 

Para a professora de Educação Física, Gabriela Conceição de Souza, a participação e o desempenho dos discentes da unidade em campeonatos esportivos demonstram a qualidade do ensino das modalidades esportivas. Ela destacou: “O nosso papel ao incentivar a participação nos esportes é o de direcioná-los a uma prática regular e consciente, mas, principalmente, com o objetivo de oferecer integração entre os alunos durante os momentos de prática dos projetos de extensão”.

As atividades do projeto de corrida de orientação acontecem nas trilhas do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) do campus Pinheiral. Os treinamentos ocorrem às quartas feiras, das 13h às 14h, tendo a partida da sala de educação física. Já a atividade de Tiro ao Alvo acontece às segundas e terças, das 12h às 13h, na academia do campus Pinheiral. Para participar, basta comparecer no momento da atividade e se informar com os instrutores.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS