Estação Cultura é implantada a partir de parceria entre IFRJ e Secretaria Municipal de Cultura de Japeri

Em parceria com o IFRJ Campus Nilópolis e com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a Secretaria Municipal da Cultura de Japeri inaugurou, no dia 27/04, a Estação Cultura, um espaço de apoio à produção cultural dos moradores do município que beneficiará pelo menos 300 artistas cadastrados na cidade.

A Estação Cultura nasce com uma parceria com o curso de Bacharelado de Produção Cultural do IFRJ/Nilópolis e por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o IFRJ, mediado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e a Prefeitura de Japeri.

De acordo com o professor João Guerreiro, responsável pelo Plano de Trabalho que resultou nessa cooperação, o espaço de apoio à produção cultural de Japeri é consequência de duas ações de extensão levadas a cabo na disciplina "Desenvolvimento Orientado de Projeto" e do edital de extensão da Coex/Nilópolis. “Dois cursos foram ofertados à SMC de Japeri e realizados por discentes da disciplina com a minha participação: Elaboração de Projetos Culturais e Prestação de Contas de Projetos Culturais. A partir do resultado, a SMC abriu quatro vagas de estágio para as nossas alunas do curso e, ainda, trouxe a minha orientanda Sthephanie Leite para coordenar a Estação Cultura. Entendo essa ação como a integração entre cultura, extensão, pesquisa e ensino, ampliando a participação do IFRJ no território da Baixada Fluminense”, destacou o professor.

O pró-reitor de Extensão em Exercício, Julio Page, afirma que este tipo de parceria via Acordo de Cooperação Técnica é uma forma de expansão e fortalecimento das ações do IFRJ, mesmo em Municípios onde não há um campus do Instituto instalado. “Além do Acordo com Japeri, firmamos também em 2021 parcerias com os Municípios de Guapimirim e Magé. Parabenizo o professor João Guerreiro e sua equipe, que têm desempenhado um ótimo trabalho nas ações junto a essas prefeituras”, disse Julio.