Estudante do Campus Pinheiral em intercâmbio na Europa

A estudante Júlia Silva Aquino, do curso Técnico em Informática do Campus Pinheiral, esteve por quatro semanas —  entre os dias 25 de Julho e 24 de Agosto — na Europa, através do programa STEM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).

Segundo Júlia, a oportunidade de conhecer pessoas de lugares, culturas e pensamentos diferentes, visitar pela primeira vez museus e teatros, toda a experiência, a fez se entender como uma cidadã global.

Durante o intercâmbio, a estudante participou de palestras sobre agricultura sustentável, energia eólica, programação, uma oficina de construção de carrinhos reciclados e até um workshop de mágica com ciência.

Julia fez também visitas culturais e visitas técnicas às cidades de Gent, Antuérpia, Ostende e Melchen, com atividades em museus tecnológicos e tours históricos nas cidades. Em Londres e Oxford, a estudante visitou empresas com foco em energia sustentável e pontos turísticos. Durante o programa, Julia apresentou, ainda, uma ideia de projeto sustentável de impacto à sua comunidade.

Com o intercâmbio, a estudante conheceu a Bélgica, a Holanda e a Inglaterra e contou que teve a oportunidade de passar algumas horas na Alemanha. Além disso, durante as atividades do programa, ela conviveu com 19 estudantes —  todos com idade entre 15 e 17 anos e estudantes do Ensino Médio —  de diversos países: Índia, Indonésia, México, Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Trinidad, Tobago, Azerbaijão e Oman. Ela destacou, ainda, a experiência cultural com os guias voluntários de nacionalidades como Bélgica, Holanda, Grécia, Estados Unidos, Colômbia e Ucrânia.

Os 150 estudantes selecionados no mundo para o programa foram encaminhados para cinco destinos diferentes: Brasil (Natal/RN), Estados Unidos (Texas), Egito (Cairo), Índia (Andore) e Bélgica/Reino Unido. Além das atividades presenciais, o STEM ofereceu 12 semanas de um curso online com o objetivo de estimular a criação de soluções e projetos sustentáveis de impactos a comunidades de todo mundo.

Júlia se candidatou ao programa depois de conhecer a oportunidade através da divulgação da Coordenação-Geral de Relações Internacionais do IFRJ.

Colaboração: Greici Oliveira