Etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

robô NOA posando para foto

O campus Volta Redonda será representado na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) pela Equipe Jaguar, que é composta por alunos dos cursos técnicos da unidade. O evento, considerado maior de robótica da América Latina, acontecerá no dia 1º de setembro (sábado), a partir de 8h, no ginásio da Ilha São João, em Volta Redonda. Pelo terceiro ano, a cidade sediará a Olimpíada, a qual classifica equipes para competirem na RoboCup, maior evento de robótica mundial.

O professor Helton Sereno faz parte da organização do evento. Ele contou que é a primeira vez que a cidade recebe a final estadual do evento, que ocorrerá no dia 22 de setembro. “Esperamos para esse ano um público maior, pois permite que a gente acompanhe alunos de ensino fundamental e médio cumprindo desafios que só conhecem no dia”, disse. Segundo ele, a quantidade de equipes participantes na etapa de regional praticamente dobrou neste ano, somando 67 até o momento.

A competição possui duas modalidades, sendo elas teórica e prática. A etapa regional receberá equipes compostas por 4 estudantes, com idade entre 8 e 17 anos, dos níveis de ensino fundamental e médio. Nessa parte estarão presentes equipes da região Sul Fluminense (Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Piraí) e algumas do Rio de Janeiro. Na etapa final estadual, irão participar equipes de diversas cidades do estado campeãs em suas regionais.

A participação na Olimpíada é gratuita e proporciona aos alunos uma experiência prática a respeito da temática que aprendem em sala de aula. Ano passado, mais de 140 mil estudantes participaram da OBR. O professor Helton enfatizou: “É uma excelente oportunidade dos alunos e o público em acompanhar outros alunos de diversas idades, desenvolver e programar robôs autônomos com grau de inteligência para realizar desafios”, concluiu.