Evento marca três anos de gestão "IFRJuntos"

A gestão “IFRJuntos” completou três anos e realizou, nesta quinta-feira (20/05), um evento online para comemorar o terceiro ano de posse dos gestores do IFRJ. Reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos campi falaram sobre sua experiência durante o período.

De acordo com o reitor do IFRJ, Rafael Almada, as realizações e conquistas alcançadas foram frutos de muito trabalho e dedicação. “Os desafios neste período não foram poucos, mas estivemos dialogando e trabalhando juntos. Enfrentamos um momento difícil no mundo, por isso essa não é uma festa. Mas quisemos criar um momento para lembrar das dificuldades de ser gestor, para agradecer a dedicação e distribuir afeto”, contou.

Após a fala de abertura, Rafael pediu às cerca de 80 pessoas presentes que fizessem um minuto de silêncio em homenagem aos servidores, aposentados e estudantes que perderam suas vidas para a Covid-19.

Em seguida, a fala foi concedida a Luiz Edmundo Aguiar, ex-reitor do IFRJ, que parabenizou Rafael e toda a equipe e destacou a dificuldade que é ser gestor numa instituição como o IFRJ. “Quem está de fora sempre acha que é fácil, mas só quem está dentro para saber como realmente é. Rafael era um aluno excelente e sempre estava preocupado com as questões do Instituto. Toda instituição tem seus problemas e sempre haverá quem seja contra a gestão. Mas é preciso fazer tudo o que está ao nosso alcance para melhorar a realidade da instituição”, disse.

Antes de passar a fala aos pró-reitores presentes, Rafael agradeceu o trabalho desenvolvido nos primeiros anos de gestão por Cristiane Henriques de Oliveira e Rodney Albuquerque nas pró-reitorias de Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, respectivamente.

Pró-reitores – Igor Valpassos, pró-reitor de Planejamento e Administração, enfatizou as conquistas obtidas pela Proad, mesmo com tantos desafios em relação ao orçamento: “Ser parte de uma equipe unida faz com que consigamos superar as dificuldades. Mesmo diante de um cenário tão difícil, conseguimos fazer muito, como as obras que concretizamos nesse período. Tudo isso devido ao trabalho árduo de cada um”, ressaltou.

Ana Luísa Soares, pró-reitora de Extensão, agradeceu e parabenizou sua antecessora, Cristiane, por todo o trabalho que ela desenvolveu nos dois primeiros anos de gestão. “Em maio completo um ano de Proex. Mas não importa o local em que estamos, estamos todos em um mesmo barco e tentando fazer nosso melhor. É muito bom poder trabalhar em conjunto com essa equipe, que tem uma forma muito agregadora de resolver os problemas”, disse ela, que destacou ainda que o maior desafio da Proex hoje é trabalhar com extensão num momento de pandemia: “Extensão é exatamente o avesso de tudo que estamos vivendo. Extensão é estar juntos. Contudo, estamos tocando esse trabalho da melhor maneira possível, frente a esse cenário”.

João Gilberto da Silva, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, comentou a situação complexa que o setor da Educação vem passando no país, mas destacou que o IFRJ está passando por isso de cabeça erguida: “Mesmo com tudo que está acontecendo, o IFRJ vai na contramão, buscando o crescimento e se impulsionando a partir da gestão do Rafael, que nos leva sempre a frente”, elogiou.

Após a fala dos pró-reitores, a palavra foi concedida a cada um dos diretores-gerais ou representantes dos campi. Todos eles discorreram sobre os desafios e felicidades ao longo dos anos de gestão, agradeceram o apoio e trabalho de suas equipes e fizeram prospecções para o futuro dos campi.

Ao final, o reitor agradeceu a colaboração de todos os servidores que atuam diariamente para que o IFRJ continue. Que contribuem, também, com críticas e sugestões. “Sem vocês, não conseguiríamos fazer tudo isso. Cada um de vocês é parte fundamental do Instituto”, encerrou.